Voltar para a tela anterior.

Ministério da Saúde anuncia: habilitação de leitos para HG está “prestes a ser resolvida”

Informação foi comemorada pelo presidente do Legislativo, Zé Dambrós, que integrou comitiva caxiense em Brasília para tratar sobre o tema


O segundo dia de compromissos da comitiva caxiense na Capital Federal foi de resultados positivos e comemorados pelo presidente do Legislativo, vereador Zé Dambrós/PSB. Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira (21/06) no Ministério da Saúde (MS), em Brasília, o parlamentar e todos os presentes ouviram do responsável e chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares (ASPAR) do Ministério da Saúde, Francisco José D’ Angelo Pinto, a notícia que a comitiva da região da Serra esperava, diante da necessidade da liberação de recursos federais para a habilitação dos 118 leitos do Hospital Geral (HG), além de verbas para o custeio da operação: “O Helvécio (Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde) me autorizou a falar aqui com vocês que o pleito de Caxias do Sul do Hospital está muito bem encaminhado e prestes a ser resolvido. Ele não me permitiu informar valores, mas é muito próximo do que está sendo pleiteado aí”.

Foi o chefe da Assessoria Especial do MS quem recebeu a comitiva (mais de 20 integrantes) com representantes de municípios (prefeitos), Câmaras Municipais (vereadores), entidades e associações que representaram o nordeste gaúcho.

Em pouco mais de uma hora de conversa, foram tratados três assuntos da área da saúde da região: a habilitação de novos leitos do Hospital Geral, a possibilidade e revisão para aumento do Teto MAC (média e alta complexidade) do município; e a habilitação da UPA Central como UPA 3 após encaminhamento de um plano de prevenção e proteção de combate a incêndio (PPCI), feito ainda em 2020.

Em meio ao encontro, Francisco, chamado por muitos como “Chico”, deixou as dependências da sala do encontro para se dirigir até a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o secretário Helvécio que estavam em outro andar do prédio. Minutos depois, Francisco retornou à sala onde estava a comitiva e confirmou que a pasta ministerial poderia chegar perto ou próximo da conclusão da reivindicação do grupo.

Com o objetivo de explicar os motivos da reivindicação da comitiva aos integrantes do Ministério da Saúde, o diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, iniciou a reunião com uma apresentação dos números da obra realizada na instituição de saúde. Na oportunidade, Junqueira reafirmou que o HG só colocaria em funcionamento os 118 leitos se recebesse o valor necessário para o custeio da ampliação, de R$ 7,03 milhões.     

“Até a saída da sala do senhor Francisco, a discussão não tinha chegado a uma conclusão. Discutíamos as viabilidades técnicas. Mas, quando o Francisco voltou, cinco ou seis minutos depois, e ele fez a menção que tinha falado com a ministra, anunciando a decisão prevista, todos bateram palmas. O Ministério se comprometeu em responder de forma oficial quando poderá ser a quantia enviada ao HG. Estaremos agora esperando a informação oficial. É preciso comemorar e muito este momento com uma conquista para toda a região da Serra e, essencialmente, a Caxias do Sul”, afirmou Junqueira.

Para o presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós, o montante que virá do governo federal será decisivo. “Agora, o povo de Caxias e da região não precisa ficar mais preocupado. Os 118 leitos serão habilitados e vão entrar em funcionamento. Estamos contando os dias para esse início. Que seja breve”, completou o parlamentar.

Dambrós, que esteve na comitiva acompanhado dos vereadores Olmir Cadore/PSDB (presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara) e Lucas Diel/PDT (líder do governo Adiló Didomenico), disse que a união fez a força neste momento e o Parlamento Regional, que integra a comitiva em Brasília, junto com o restante dos integrantes, foi decisivo para essa confirmação. “O Parlamento Regional, com os presidentes das Câmaras Municipais, fecharam com esse grupo e foi uma única voz, unindo prefeitos, entidades, associações e nossos deputados estaduais e federais. Todos estão de parabéns”, finalizou Dambrós.

No encerramento do encontro, a deputada federal de Caxias, Denise Pessôa/PT, agradeceu ao Ministério da Saúde pelo diálogo no sentido de resolver a problemática. Julgou importante e representativa a iniciativa e, sobretudo, a serenidade, de todos em busca de uma solução para o problema. 

Depois de participar da reunião no Ministério da Saúde, a comitiva se dirigiu até a Câmara dos Deputados onde participou de um encontro com a bancada gaúcha no Congresso Nacional. Na oportunidade, os deputados presentes se comprometeram em desenvolver um documento coletivo apresentando seu apoio pelo Hospital Geral diante dos pedidos formalizados no Ministério da Saúde.

A COMITIVA EM BRASÍLIA

Deputados
Deputada Federal, Denise Pessôa/PT
Deputado Estadual, Pepe Vargas/PT
Deputado Estadual, Neri, o Carteiro/PSDB

Prefeitos
Prefeito de Caxias, Adiló Didomenico/PSDB
Prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin/PP e presidente do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga)

Vereadores
Vereador de Caxias e presidente da Câmara de Vereadores, José Dambrós/PSB
Vereador de Caxias e presidente da Comissão de Saúde, Olmir Cadore/PSDB
Vereador de Caxias e líder de governo na Câmara, Lucas Diel/PDT
Vereador de Nova Prata e presidente do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, Gilmar Peruzzo/PDT
Vereador de Farroupilha e presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Bellaver/PL
Vereadora de Veranópolis e secretária-geral do Parlamento Regional, Mara Lourdes Garib Guzzo/MDB
Vereadores de Fagundes Varela: Volnei Cattivelli/MDB e Loreci Zeni
Vereador de Nova Bassano: Márcio De Conto/MDB
Vereador de Nova Prata: Marcelo Barato/MDB
 

Hospital Geral
Diretor Executivo da FUCS, Germano Schwartz
Reitor da UCS, Gelson Rech
Diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira

Área da Saúde
Diretor jurídico da Secretaria Municipal de Saúde, Mario Taddeuci
Presidente do Conselho Municipal da Saúde de Caxias, Alexandre Silva
Diretor de Saúde da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC Caxias), Ney Stedile.

22/06/2023 - 08:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo