Voltar para a tela anterior.

Presidente Dambrós lamenta a morte de Manoelito Savaris

O tradicionalista sempre esteve presente em iniciativas da Câmara e, em 2001, recebeu do Legislativo caxiense a Medalha Honeyde Bertussi


O presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, vereador Zé Dambrós/PSB, lamentou a morte do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, na madrugada deste sábado (17/06). Aos 67 anos, o tradicionalista, escritor, historiador, ex-patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Campo dos Bugres e também coordenador da 25ª Região Tradicionalista em 1996 e 1997, enfrentava um câncer e estava internado no Hospital Pompéia. 

Savaris sempre marcou presença em iniciativas da Câmara e, em 2001, recebeu do Legislativo caxiense a Medalha Honeyde Bertussi. 

"Admiro o trabalho do Savaris e todo o seu esforço para perpetuar as tradições gaúchas aqui e pelo mundo. Deixa um legado admirável e um exemplo de liderança para as novas gerações seguirem", destaca Dambrós, se solidarizando com a família.

Além de líder, Savaris procurou registrar a história do tradicionalismo em livros. Entre as obras que publicou:  Manual de Tradicionalismo Gaúcho e Rio Grande do Sul: história e Identidade.

Savaris deixa a esposa, Odila, que também é referência no tradicionalismo e recebeu da Câmara a Medalha Honeyde Bertussi em 2016; três filhos: Tiago, Tomás e Alina; e quatro netos: Theo Joaquim, Lívia, Luana e Vicenzo.

Manoelito Carlos Savaris nasceu em Casca, no dia 10 de dezembro de 1955 e, em 1989, veio para Caxias do Sul, onde residia com a família. O velório ocorre no Memorial São José de Caxias do Sul - Capela E. O sepultamento aconteceu no domingo (18/06), às 9h, no Cemitério Central de Bento Gonçalves.

17/06/2023 - 15:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo