Voltar para a tela anterior.

Emoção e esperança marcam homenagem aos 18 anos da Aapecan

Entidade que auxilia pessoas em tratamento contra o câncer recebeu Prêmio Caxias do Sul por indicação do vereador Rafael Bueno


A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) recebeu o Prêmio Caxias do Sul na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (15/06), por indicação do vereador Rafael Bueno/PDT. O plenário ficou praticamente lotado com a presença de usuários da entidade e seus familiares, funcionários, voluntários e pessoas da comunidade. A homenagem foi marcada por falas emocionadas e esperançosas. A Aapecan de Caxias do Sul, a primeira a ser fundada no Estado, completa 18 anos em 2023. No estado, a entidade conta com 14 unidades e já auxiliou mais de 26 mil pessoas. A Aapecan de Caxias do Sul tem abrangência de atendimento nos 49 municípios da 5ª Coordenadoria de Saúde e conta com mais de 500 cadastros ativos.

A instituição foi fundada em 5 março de 2005, a partir de voluntários que faziam atividades para comunidade, hospitais, bairros e associações beneficentes. Hoje, os acolhidos contam com oficinas de pintura, costura, EVA e artesanato, além de sessões de reiki e pilates, aulas de computação, dia da beleza e palestras informativas. A Casa de Apoio tem 16 acomodações para o usuário e seu familiar, além de receber pessoas que vêm passar o dia para fazer as refeições e descansar. Uma nova sede está sendo erguida, com previsão de entrega para agosto de 2024, perto da Universidade de Caxias do Sul, melhorando e ampliando o atendimento.

Na abertura da homenagem, o vereador Bueno assumiu a tribuna e comentou sobre os dados alarmantes da incidência de câncer no país, principalmente na região sul e sudeste, que concentram 70% da incidência. Falou ainda sobre a importância da prevenção, com mudança de hábitos e a realização de exames. Após, fez um histórico sobre a Aapecan e destacou a importância sobre como entidade que ajuda pessoas que estão passando pela doença e também familiares que acompanham o tratamento, sendo que muitos vêm de fora de Caxias do Sul.

Rafael Bueno lembrou que o Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado em 8 de abril com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o crescimento dos índices da doença que, segundo o IBGE, vem aumentando muito nas duas últimas décadas. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) calcula que são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com atenção especial para as regiões Sul e Sudeste, que concentram 70% da incidência.
O vereador destacou que, em um contexto muito além dos números, a Aapecan de Caxias do Sul tem uma função social de extrema relevância.

"Eu tive a oportunidade de visitar a sede da Aapecan e constatei o trabalho dedicado dos funcionários e voluntários. Percebi, também, ao conversar com os usuários, que eles ficam satisfeitos com esse ótimo atendimento. Há casos de pessoas que receberam ajuda na entidade durante o tratamento e depois voltaram para se engajarem como voluntários nas atividades", lembrou o pedetista.

Para Bueno, é necessário também ressaltar o apoio que a entidade recebe de pessoas, muitas anônimas, que colaboram da forma que podem para manter o atendimento aos usuários e a suas famílias:

"Esse auxílio é imprescindível. Porque a doação pode ser pouco para quem ajuda, mas se torna muito para quem recebe. Peço que a comunidade siga ajudando como puder."

Por fim, pediu engajamento da sociedade nas causas da Aapecan, emocionando a todos:

"A todos vocês e para as dezenas de pessoas que ajudam quem mais precisa em momento de dor e dificuldade, mas também de consolo e esperança, peço uma salva de palmas. E, em respeito às pessoas que lutaram bravamente contra a doença, muitas delas com a ajuda de todos vocês, mas que não resistiram e já estão ao lado de Deus, eu peço uma salva de palmas."

Após Bueno discursar, foram exibidos dois depoimentos no telão. Primeiro, do jornalista do grupo RBS Daniel Scola, que é caxiense e que falou sobre a luta contra o câncer que teve no cerebelo e o processo de recuperação. Atualmente, Scola escreve colunas no Jornal Zero Hora e faz fonoaudiologia e fisioterapia buscando recuperar a voz e melhorar o movimento das pernas. Em seguida, foi mostrado o depoimento do usuário da Aapecan Josemar Almeida, amigo de Bueno, que falou sobre a importância da entidade na ajuda de quem necessita e também pediu apoio da comunidade.

A presidente da Aapecan, Marli Francisca Larandi, que foi usuária da entidade e depois passou a ser voluntária, falou em nome da instituição.

"Eu mais do que ninguém sei da importância do trabalho que a Aapecan realiza, porque em 2007 descobri um câncer de mama e precisei do apoio da entidade, que foi essencial para o meu tratamento e a minha melhora. Hoje, como presidente da instituição, sinto que tenho a missão de levar a minha história para outras pessoas que estão passando por isso e precisam desse apoio."

O diretor-executivo e fundador da entidade, Paulo Vasques, também se manifestou: 

"Gostaria de expressar minha gratidão e reconhecimento ao vereador Rafael Bueno pela indicação ao prêmio, que representa o esforço, dedicação e paixão que todos nós da Aapecan colocamos no nosso dia a dia de trabalho em prol de um bem maior, que são as pessoas em tratamento oncológico e seus familiares. Quero, ainda, ressaltar que nada seria possível sem a participação e apoio da comunidade e do povo gaúcho que acredita no nosso trabalho e na nossa missão de atender, orientar, integrar e fornecer assistência humano-emocional, bem como financeiro-material a pessoas com câncer, que se encontram em situação de vulnerabilidade social."

Pelos usuários da Aapecan, quem falou foi Liane Thiesen, moradora da cidade de Feliz. Ela destacou a importância da ajuda da entidade para dar melhor qualidade de vida a quem passa por tratamento, principalmente de fora da cidade. Enquanto ela se comunicava, imagens de atendimentos e ações da Aapecan eram exibidas no telão.

Por fim, foi veiculado um vídeo com depoimentos de usuárias da Aapecan chamado "Decididas", contendo depoimentos das participantes do projeto, que tem o objetivo principal de aumentar a autoestima e o empoderamento das mulheres no tratamento do câncer, além de reforçar a importância da prevenção.

Além de Bueno e do presidente da Casa, vereador José Dambrós/PSB, também prestigiaram a homenagem os vereadores Gilfredo de Camillis/PSB, Juliano Valim/PSD, Lucas Diel/PDT e Olmir Cadore/PSDB. 

Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672)

15/06/2023 - 20:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo