Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier valoriza Museu da Indústria Metalúrgica da Gazola

Parlamentar conheceu acervo que reúne artefatos produzidos para 2ª Guerra Mundial


Um lugar que guarda registros de um dos maiores capítulos da história nacional merece ser mais visitado em Caxias do Sul.
Trata-se do Memorial Gazola - Museu da Indústria Metalúrgica (MIM), onde o vereador Felipe Gremelmaier/MDB esteve segunda-feira (12/6), recepcionado pela historiadora Maria de Fátima Canevese.

Em um antigo pavilhão da extinta Gazola repousa um acervo de talheres, bigornas, moldes de medalhas e de outros produtos da fábrica, além de fotos e documentos.
Mas o principal destaque são artefatos bélicos, resquícios de uma fatídica explosão que há quase 80 anos matou seis jovens operárias e deixou duas sobreviventes, hoje já falecidas.

Na época, a Gazola produzia granadas e outros tipos de munições pesadas para o Exército Brasileiro, envolvido na 2ª Guerra Mundial.
O triste episódio da manhã de 22 de julho de 1943 culminou na morte de Graciema Formolo, Irma Zago, Júlia Gomes, Maria Bohn, Olívia Gomes, Tereza Morais, além de ferimentos em Odila Gubert e em Anoema da Costa Lima, que morreram depois.

A memória delas recebeu homenagens do Exército, da Gazola e do Município, que denominou algumas ruas.
Quer saber mais, agende sua visita com a historiadora Maria de Fátima Valentini Canevese, pelo 54-9243-8849. 

15/06/2023 - 13:59
Gabinete do vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo