Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa de seminário sobre violência contra o idoso

Evento ocorreu em Brasília, onde vereador esteve para apresentar projetos e buscar verbas para Caxias do Sul


O vereador Rafael Bueno/PDT participou nesta quarta-feira (14/6) do seminário Direitos Humanos da Pessoa Idosa: Enfrentamento a todas as formas de violência, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em Brasília. O evento foi uma alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15/6). O parlamentar estava em Brasília desde segunda-feira (12/6) buscando recursos para a saúde, educação, assistência social, infraestrutura e habitação de Caxias do Sul. Negligência, abandono, violência física e financeira estão entre as violações que mais são denunciadas no Disque 100, comentou Bueno, lembrando a importância do tema para a sociedade.

Na ocasião, foi lançada a campanha "Assim você me vê"? e um vídeo, ambos em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A produção retrata violações como agressão, abandono e exploração financeira, além de reforçar a importância de realizar denúncias.

"Precisamos intensificar o combate às violações que a população idosa passa. E luta passa, necessariamente, pelo reconhecimento do valor da pessoa idosa em nossa sociedade”, afirmou Bueno, que preside a Comissão do Idoso pelo Legislativo e na manhã desta quinta-feira participou de um programa na Rádio Caxias sobre o tema.

Campanha Junho Violeta - O projeto objetiva conscientizar a sociedade brasileira sobre a necessidade de atuar na garantia dos direitos humanos e no enfrentamento à violência contra as pessoas idosas. Na semana passada, o MDHC iniciou um diálogo interinstitucional envolvendo outros ministérios, empresas que administram redes de mídias sociais e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para discutir ações conjuntas de combate à violência patrimonial e financeira contra pessoas idosas.

Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social. No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Isso representa aumento 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos estatisticamente. Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

15/06/2023 - 13:29
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo