Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal celebra os 133 anos da emancipação política de Caxias do Sul

A sessão solene demarcou a abertura oficial da semana, que culminará no dia 20 de junho, aniversário do município


Os 133 da emancipação política de Caxias do Sul foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal, realizada no início da noite desta quarta-feira (14/06), no plenário do Legislativo caxiense. A cerimônia também demarcou a abertura oficial da semana, que culminará no dia 20 de junho (terça-feira vindoura), dia do aniversário do município. Na condução da solenidade, estava o presidente da Casa, vereador Zé Dambrós. Ao longo da homenagem, o Coral SESC Maturidade Ativa apresentou-se.

O chefe do Parlamento falou em nome dos vereadores, a partir da tribuna. “Somos mais de 520 mil habitantes, que, diariamente, ajudam a construir uma Caxias que se destaca por seu progresso. Cabe relembrar os nossos antepassados, que colaboraram para nos transformar no maior município do Interior gaúcho”, enfatizou.

De acordo com o presidente, a imigração de milhares de europeus, no século XIX, é dos fortes marcos na história local. Afirmou que a cidade é marcada pela diversidade, por receber pessoas das mais diversas regiões do mundo. Conforme Dambrós, a terra da Festa da Uva tem extenso acervo cultural. Caxias conta com 330 mil eleitores, que constituem o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul.

O prefeito municipal, Adiló Didomenico, salientou que a cidade é acolhedora e se fez pelos imigrantes e migrantes. “Somos um jovem e progressista município. Em 2022, o distrito de Criúva completou 250 anos. Ano passado, foram acolhidas pessoas de 32 nacionalidades. Temos farta gastronomia, trabalho, lazer, coração grandioso. Na rede municipal de ensino, são 930 crianças que não falam português, mas que são atendidos e alfabetizados”, enalteceu. Junto com ele, estavam a vice-prefeita Paula Ioris e secretários do Executivo.

Anualmente, durante a Semana de Caxias, a Câmara enaltece o aniversário da cidade, lembrando o dia 20 de junho de 1890 como a data em que o município se desligou de São Sebastião do Caí. Além do 133º ano de emancipação política, neste mês, são comemorados os 113 anos da elevação de Caxias do Sul à categoria de cidade, que ocorreu em 1º de junho de 1910, com a chegada do trem.

A emancipação

Em 1890, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias já possuía 38 casas comerciais, 120 pequenas indústrias e 16 mil habitantes. Queriam melhorias de infraestrutura e independência. A emancipação da condição de colônia da Coroa Imperial Brasileira para distrito de São Sebastião do Caí, em 1884, não havia melhorado as condições da população. Além dos problemas de escoamento da produção, os colonos continuavam pagando suas dívidas à Comissão de Terras e, como distrito de São Sebastião do Caí, também pagavam imposto sobre a propriedade. Insatisfeitos com a situação, comerciantes se organizaram e reivindicaram a emancipação junto ao governo estadual.

Em ofício de 1º de maio de 1890 direcionado ao governador do Estado, a Junta Municipal de São Sebastião do Caí posicionou-se favorável à emancipação. Assim, em 20 de junho de 1890, pelo Ato Estadual nº 257, a Freguesia de Santa Teresa de Caxias foi elevada à categoria de município, sendo denominada Vila de Santa Teresa de Caxias. A emancipação foi comemorada com festejos por três dias, inauguração dos sinos da Catedral Diocesana e uma exposição de produtos coloniais.

* Fonte: livro Palavra e Poder: 120 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul.

14/06/2023 - 19:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo