Voltar para a tela anterior.

Microempa ganha destaque durante a sessão ordinária desta quarta-feira

O espaço foi ocupado pelo presidente da Associação, Pedro Eloi Steffens


O presidente da Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Microempa), Pedro Eloi Steffens, utilizou o espaço da Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta quarta-feira (14/06), para falar da atuação que a Associação vem fazendo atualmente. A solicitação do espaço para a entidade foi encaminhada através do vereador Ricardo Zanchin/NOVO. 

A Microempa é a maior entidade representativa das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul e conta com mais de 3.000 empresas associadas dos mais diversos segmentos. A Associação já soma 38 anos de mercado, se dedicando e incentivando o cooperativismo, trazendo diversas possibilidades de melhorias e benefícios aos associados.

Durante sua fala, o presidente da entidade contou que a Microempa criou cerca de 18 núcleos setoriais, formados por empresários que lutam por interesses em comum com o propósito de atender melhor os associados e unir as demandas propostas. Segundo ele, todos os núcleos têm o apoio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), na qual a Microempa é integrante, encaminhando o acesso das empresas de pequeno porte em programas nacionais, visando fortalecer esses negócios em ações coletivas.

Ele destacou que existem 16 projetos em andamento em Brasília, buscando recursos para planos a serem desenvolvidos em Caxias do Sul e região. O dirigente contou que a Associação conquistou a oportunidade de coordenar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), depois de vencer o edital da Agência Brasileira de Promoção e Exportação em Investimentos (Apex-Brasil). Pedro lembrou que a iniciativa tem como finalidade capacitar empresas que ainda não exportam ou que estão no início do processo de exportação, com previsão de qualificar mais de 150 estabelecimentos.

Ele também enfatizou que neste ano devem iniciar as obras do novo prédio da entidade, sendo construído em frente ao endereço atual, na Rua Ângelo Lourenço Tesser, no bairro De Lazzer. O empreendimento terá cinco andares, com novos espaços para atender as demandas, o público e os associados. O dirigente pediu reforços para os órgãos públicos e ao executivo municipal, dado que a empresa não tem condições de atender todos os empreendedores e os microempreendedores individuais (MEIs), pois não há retorno financeiro.

Finalizou a conversa na Tribuna, formalizando a entrega de suas demandas para o vereador Ricardo Zanchin e o presidente da Casa, Zé Dambrós/PSB. Destacou por último, que a Microempa está aberta para fornecer apoio técnico para todos os associados por meio da Mecatrônica, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), projetos de inovação e com a meta de socorrer empresas que estão em vermelho.

14/06/2023 - 14:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo