Voltar para a tela anterior.

Gilfredo de Camillis convida para reunião pública sobre zeladoria e serviços urbanos

O parlamentar também repercutiu a continuação da limpeza de fios na cidade


O vereador Gilfredo de Camillis/PSB utilizou a tribuna da sessão ordinária desta terça-feira (13/06), para fazer um convite para a reunião pública, sobre zeladoria pública e serviços urbanos, que acontecerá no próximo dia 29 de junho (quinta-feira), a partir das 14h, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Serão convidadas as secretarias do município, todos os vereadores da Casa, a Rio Grande Energia (RGE), a União das Associações de Bairros (UAB) e os presidentes dos bairros, sendo aberta para a comunidade.

De Camillis voltou a defender a criação de setores públicos que organizem as demandas de zeladoria, para manutenções básicas na cidade, tais como: pinturas de meio-fio, faixas de pedestres, poda de árvores, conserto da iluminação pública e de calçadas, plantio de árvores e flores. De acordo com ele, o trabalho tem que se voltar para uma Caxias mais igualitária, inclusiva e sustentável. Enfatizou que o Projeto Luz, Cor e Flor precisa ser ampliado e levado para os bairros da cidade, mobilizando as associações de bairros (AMOBs), para que a comunidade participe de mutirões, em prol de todos. Citou que, hoje, é celebrado o Dia de Santo Antônio.

O parlamentar repercutiu a continuação da limpeza de fios, em que as equipes da RGE, a fiscalização da Prefeitura e o Ministério Público de Caxias do Sul fazem a remoção de fios elétricos quebrados e fora de uso, que ainda ocupam as redes da cidade. De acordo com o cronograma de trabalho, está previsto que, a cada 15 dias, aconteçam a limpeza e a organização da fiação, no município. Contou que a intenção é que a varredura se estenda para fora da área central, chegando até os bairros.

O socialista comentou sobre o Selo de Acessibilidade, desenvolvido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), que fomenta a cultura da acessibilidade, informando pessoas com deficiências sobre locais acessíveis. Também proporciona o reconhecimento para estabelecimentos que seguem as normas, propagando a convivência com as diferenças e exigências legais para acessibilidades arquitetônicas e urbanísticas.

O reconhecimento pode ser concedido para qualquer ambiente público ou privado, podendo receber três tipos de selos, entre eles: bronze para condições primárias, prata para condições intermediárias, ouro para espaços que atendam todos os requisitos de acessibilidade. Contou que o Parlamento caxiense já se colocou à disposição para a situação ser avaliada, e tem grandes chances de receber o selo ouro.

13/06/2023 - 15:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo