Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno e Lucas Caregnato encaminham importantes demandas em Brasília

Vereadores mantiveram agendas visando busca de recursos para saúde, educação, assistência social, infraestrutura e habitação


Os vereadores Rafael Bueno/PDT e Lucas Caregnato/PT estão desde segunda-feira (12/6) em Brasília mantendo contatos e reuniões visando a busca de recursos para saúde, educação, assistência social, infraestrutura e habitação de Caxias do Sul. Entre uma conversa e outras, os parlamentares conversaram com deputados federais e senadores sobre a importância dos investimentos na cidade. As agendas se encerram na quarta-feira (14/6). 

Na manhã desta terça-feira (13/6) eles estiveram com o senador Paulo Paim/PT e levaram demandas como a ocupação da Maesa e a ampliação do Hospital Pompéia. Tema amplamente debatido, a ocupação da Maesa vem sendo encaminhada pelo município. O senador, caxiense, contou ter trabalhado como metalúrgico no complexo durante uma década e disse ter uma lembrança muito boa desse tempo. Paim se comprometeu a estar em Caxias do Sul para tratar do tema pessoalmente, devido à importância para a cidade. Bueno destacou a necessidade da ocupação se tornar uma realidade, começando principalmente por um mercado público, o que ajudaria a desenvolver a cidade em várias áreas.

Eles também trataram sobre o processo de modernização e humanização do Hospital Pompéia, referência em alta complexidade nas áreas de oncologia, cirurgia cardíaca, neurologia e trauma ortopedia e que atende a 49 municípios da região. As melhorias estão orçadas em R$ 20 milhões. Além de ter sido conversado com o senador, o tema também foi encaminhado junto do deputado Carlos Gomes/Republicanos, coordenador da bancada gaúcha na Câmara Federal. Também participaram da reunião a deputada federal Denise Pessôa/PT, a superintendente do hospital, Lara Sales Vieira, e Cristiane Paim, assessora jurídica da representante da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul. 
As principais reformas no Pompéia estão relacionadas a melhorias nos setores 340 e 360 - que atendem exclusivamente pelo SUS -, no pronto-socorro, que abrange urgência e emergência, no setor de endoscopia e colonoscopia, no sótão e no telhado, pintura externa, reforma no elevador e em áreas estruturais, além de adequações elétrica e nas Unidades de Tratamento Intensivo adulto. A superintendente Lara apresentou o projeto, tirou dúvidas e disse contar com o apoio de deputados federais e senadores gaúchos.

Trabalho conjunto - Rafael Bueno enalteceu a ação desenvolvida em conjunto nas agendas em Brasília, por exemplo, no caso do Monte Carmelo, que está em vias de regularização após quase 20 anos. O local tem 958 lotes divididos em 38 quadras e necessita receber obras de infraestrutura, então o objetivo está sendo a busca de recursos do governo federal para que as obras sejam executadas, sem depender apenas do município, que não tem condições para isso.

Na comitiva também estiveram o presidente da União das Associações de Bairros, Valdir Walter, o secretário municipal de Urbanismo, Giovani Fontana, e o advogado Rodrigo Balen. Há expectativa de o loteamento ser contemplado no programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

"Todas as agendas são de suma importância para o desenvolvimento e o futuro de Caxias do Sul, porque estão vinculadas diretamente à melhoria da qualidade de vida da população em diversos aspectos. Sempre estaremos lutando para que a população seja diretamente beneficiada, como estamos fazendo nos últimos anos", destacou Bueno.

13/06/2023 - 14:59
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT Câmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo