Voltar para a tela anterior.

Aniversário dos 25 anos da Companhia Municipal de Dança tem espaço no Legislativo

Representantes da organização ocuparam a tribuna para ressaltar a importância da instituição


Na cedência de cinco minutos da sessão ordinária desta terça-feira (13/06), a diretora artística da Companhia Municipal de Dança, Paula Giusto, celebrou os 25 anos da instituição. Também se manifestou durante o espaço, a coordenadora da Escola Preparatória de Dança (EPD), Uyara Camargo, que salientou a importância da escola e de um poder público que incentive as artes.

A diretora artística da Companhia Municipal de Dança abriu a manifestação traçando a trajetória do instituto. Segundo ela, o grupo artístico, fundado em 1997, foi responsável por impulsionar o município no cenário nacional das artes. O objetivo da Companhia é promover ações que reforcem a arte da dança como expressão cultural fundamental.

A representante do projeto também salientou que durante esse período de existência a organização leva a dança para diversos públicos, contribuindo para a formação de novos talentos no campo artístico, oferecendo entretenimento, pesquisa e reflexão artística. Paula afirmou também que a Companhia sempre explorou abordagens, linguagens e conceitos na dança, enriquecendo o repertório cultural da cidade e formando novas gerações de artistas.

Em outro momento de sua fala, ela reforçou o compromisso do poder público em manter as atividades da Companhia acontecendo, a partir de políticas públicas. Por fim, Paula convidou a todos para a abertura da exposição que celebra os 25 anos da instituição, nesta quinta-feira (15/06). O evento acontecerá no Espaço Cultural Mário Crosa do Legislativo, às 08h30 e fica disponível para visitação das 08h às 17h, até dia 30 de junho.  

Em seguida Paula passou a palavra para a coordenadora da Escola Preparatória de Dança (EPD), Uyara Camargo, que apontou outras iniciativas da instituição. Ela contou que o grupo teve início em agosto de 1998, integrando o planejamento da Secretaria Municipal da Cultura com o objetivo de criar e estabelecer ações para incentivar a dança junto com a comunidade. Foi criado também, o desejo de democratizar o ensino da dança na região. De acordo com Uyara, a EPD tem como missão proporcionar, para crianças e adolescente da rede pública de ensino, o contato com a arte, possibilitando que esses jovens construam uma postura crítica, aspirando um aprendizado que vai além da parte técnica da dança.

Segundo Uyara, atualmente, a grade curricular da escola funciona de forma reduzida, mas ainda assim conta com 100 alunos com frequência regular. Ela acrescentou que esse contato gratuito e de qualidade com a arte já formou dançarinos e coreógrafos reconhecidos nacional e internacionalmente. Para ela, isso reforça a importância de um poder público apoiar e incentivar iniciativas diversas na área e na formação artística. 

13/06/2023 - 13:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo