Voltar para a tela anterior.

Marisol Santos apresenta gravação inédita para homenagear centenário de Honeyde Bertussi e Dia do Meio Ambiente

Vídeo foi gravado em 1995, um ano antes da morte do Cancioneiro das Coxilhas


A Vereadora Marisol Santos/PSDB usou o espaço do Grande Expediente desta terça-feira (06/06) para fazer uma homenagem dupla: ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e ao centenário de Honeyde Bertussi.  

Na tribuna, e diante de dois dos filhos de Honeyde, Daltro e Paulo Bertussi, a parlamentar destacou a importância que o músico gaúcho dedicava ao meio ambiente, reforçando sempre a necessidade do respeito e da preservação, tanto nas letras de suas músicas quanto no seu dia a dia. 

“A ideia dessa dupla homenagem surgiu meses atrás, numa conversa com o amigo tradicionalista Sebastião Teixeira Corrêa, que compartilhou comigo um vídeo gravado em 1995, um ano antes da morte de Honeyde. Um vídeo inédito em que Honeyde Bertussi deixa um recado que tem tudo a ver com a postura que ele tinha frente a esse tema e que, como vocês vão assistir agora, não poderia ser mais atual ”, falou Marisol Santos antes de exibir a entrevista, gravada em uma antiga fita VHS. 

O vídeo é parte de uma entrevista feita pelo tradicionalista e poeta Sebastião Teixeira Corrêa, em que ele pede a Honeyde que deixe um recado aos tradicionalistas, principalmente aos jovens: “A árvore representa exatamente as nossas tradições. Se não cuidarmos da árvore, se acabarmos com a raiz dela, ela seca, vai para o fogo ou apodrece.  Um povo que não tem tradição é como uma árvore sem raiz”, disse o Cancioneiro das Coxilhas.

Como parte da homenagem, a vereadora recitou alguns trechos da canção gravada pelos Bertussi “O Destino da Natureza”, escrita por Daltro Bertussi e Paulo Siqueira e que já na década de 1970 era um alerta para a preservação. A vereadora também exibiu um clipe com imagens de parques de Caxias do Sul ao som de “Que linda é minha terra”, de Honeyde Bertussi.  

“Foi uma linda homenagem que me emocionou muito”, disse Daltro Bertussi, que acompanhou a sessão no plenário da Câmara ao lado da esposa Carlise Bossler. Paulo Bertussi, também filho de Honeyde, destacou a lembrança: “É muito importante que as pessoas recordem sempre quem foi e qual o legado deixado por Honeyde Bertussi. É um orgulho para todos nós”.

O tradicionalista Sebastião Teixeira Corrêa também se emocionou: “Só tenho a agradecer por poder relembrar essa história e homenagear Honeyde Bertussi no seu centenário. A homenagem foi ainda mais bonita do que eu poderia imaginar”, destacou.

Assista os vídeos nos links abaixo:

Homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Centenário de Honeyde Bertussi

https://youtu.be/d4W3pFkHmT4

Entrevista - Honeyde Bertussi fala sobre a importância da preservação da natureza

https://youtu.be/FQun-o2KxxY

Os Bertussi - Que Linda é Minha Terra

https://youtu.be/SIKIs0i9bng

06/06/2023 - 18:10
Gabinete da Vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo