Voltar para a tela anterior.

EFASERRA será homenageada pelo Legislativo caxiense nesta quarta-feira

Escola está localizada em São Pedro da Terceira Légua, interior de Caxias do Sul  


A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) contará com espaço de homenagem no plenário caxiense nesta quarta-feira (07/06), durante sessão ordinária. A homenagem se dá a partir do requerimento n° 29/2023 que solicita a realização de homenagem aos 10 anos da Escola, que foram completados no dia 27 de maio deste ano. O pedido, de autoria do vereador Velocino Uez/PTB, aconteceu na plenária do dia 30 de maio e recebeu o voto unânime dos parlamentares.

Localizada no interior de Caxias do Sul, na Estrada do Imigrante, 575, em São Pedro da Terceira Légua, a EFASERRA é uma escola privada, de caráter comunitário, mantida pela Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA), presidida atualmente por Alceu Dalle Molle e na direção o professor Israel Matté.

De acordo com Uez, o valor da EFASERRA para a formação de jovens agricultores é grandioso e de extrema importância para a sucessão rural no interior de inúmeros municípios da região. Conforme o petebista, a unidade oferta o curso técnico em agropecuária integrado ao Ensino Médio, possibilitando qualificação à juventude do campo.

“Como agricultor, fico feliz em ser o proponente desta homenagem. Recordar da EFASERRA pelos seus 10 anos é também lembrar de muitas histórias vitoriosas. Quantos jovens formados na instituição nesse período e que hoje tocam propriedades rurais espalhadas pelo nordeste gaúcho. A direção, professores, funcionários e alunos estão de parabéns”, finaliza Uez. 

Uma instituição voltada ao jovem do campo

A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) é uma instituição de ensino voltada à realidade dos jovens do campo. Tem como base a Pedagogia da Alternância. Nessa metodologia, os estudantes permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto a sua família, realizando atividades práticas em sua propriedade, o que permite ao jovem manter o vínculo com a terra.

A Escola oferece curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio. Os estudantes da EFASERRA também têm a oportunidade de participar do Programa Aprendiz Rural.

A instituição tem como objetivo promover a formação integral dos jovens e o desenvolvimento do meio onde estão inseridos, além de formar uma consciência coletiva sobre a situação de seu próprio ambiente. Também valoriza as capacidades de cada um e promove o espírito de iniciativa e criatividade, trabalho em equipe, senso de responsabilidade e de solidariedade. A Escola desenvolve atividades relacionadas à realidade dos estudantes, buscando apresentar alternativas para a permanência dos jovens no campo com qualificação, desenvolvimento do meio e geração de renda.

Iniciou suas atividades em 27 de maio de 2013, no município de Garibaldi. Em 2015, transferiu-se para Caxias do Sul.  

06/06/2023 - 14:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo