Voltar para a tela anterior.

Comissão de Agricultura discute o biogás na Semana Municipal do Meio Ambiente

O encontro destacou a necessidade de compromisso ambiental, na produção agrícola


A necessidade da adoção, cada vez maior, do recurso do biogás foi destacada em reunião pública da Comissão de Agricultura, realizada nesta sexta-feira (02/06), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. A condução das atividades de hoje coube a presidente do grupo parlamentar, vereadora Gladis Frizzo/MDB, coincidindo com a Semana Municipal do Meio Ambiente, iniciada na última quarta-feira.

De acordo com a vereadora, biogás é o nome comum dado a uma mistura de gases que foi produzida pela decomposição biológica da matéria orgânica, na ausência de oxigênio. “Normalmente, consiste em uma mistura gasosa composta, principalmente, de gás metano e gás carbônico, com pequenas quantidades de gás sulfídrico e umidade”, explicou.

Gladis enfatizou que o biogás contribui com a agricultura sustentável e tem potencial para a produção de biofertilizantes. “É uma fonte renovável, resultante de resíduos orgânicos. Ajuda na redução do consumo de fertilizantes químicos (agrotóxicos), nas lavouras. Funciona como defensivo agrícola, para combater pragas e doenças”, afirmou.

Na mesma linha, o secretário municipal do Meio Ambiente, João Uez, salientou que a pasta tem se dedicado a aprimorar a adoção do recurso. “Temos buscado experiências de outros locais, como Paraná e Santa Catarina”, disse. Sobre a referida semana, ressaltou que são em torno de 84 ações, com mais de 45 parceiros, a fim de fomentar o debate ambiental.

Para o secretário municipal da Agricultura, Rudimar Menegotto, é necessário dar atenção aos aspectos ambientais, também como forma de favorecer o desenvolvimento da própria agricultura.

Professora de bioquímica da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Suelen Osmarina Paesi atentou para a segurança ao meio ambiente e aos agricultores, a partir do biogás. Comentou que o Brasil já é uma das grandes economias do mundo com energias renováveis. Pontuou que 48% da matriz energética é renovável, mas só é produzido 2% do potencial. Em 2020, a produção de biogás, no país, foi de 1,8 bilhão de unidades em metro cúbico normal (Nm3).

Além da vereadora-presidente Gladis Frizzo/MDB, integram a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo os vereadores Lucas Diel/PDT, Rose Frigeri/PT, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PTB.

02/06/2023 - 19:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo