Voltar para a tela anterior.

12º BPM comunica aos vereadores estudos pela retomada do policiamento comunitário

Segundo o comandante Vargas, o planejamento inicial teria três unidades, contemplando áreas central, norte e da BR-116


Mais um passo pela retomada do policiamento comunitário, em Caxias do Sul, foi dado a partir de reunião pública da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, presidida pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (1º/06), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. O serviço está interrompido desde 2020, sendo que, desde 2018, encontra-se paralisado o convênio com a Prefeitura, parceria que viabilizava o projeto.

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, anunciou que um estudo se encontra em conclusão, a fim de, no mínimo, garantir três companhias com planejamento territorial, contemplando as áreas central, norte (arco desde o Serrano até o Shopping Villagio Caxias) e da BR-116 (sentido à direita). A partir desse planejamento, conforme ele, será possível delinear o próprio aumento de efetivo e de infraestrutura, para atender à nova demanda.

O presidente da comissão reiterou que o principal mérito do projeto passa por aproximar o policial militar da comunidade de atuação, onde o oficial reside e vivencia o cotidiano da população atendida. “Precisamos de estrutura, de recursos humanos e material. É uma filosofia de polícia ostensiva, criada no Japão. A partir disso, ela foi expandida para outros lugares do mundo. Caxias só tem um batalhão de área, com cerca de 300 militares disponíveis. Em Porto Alegre, são seis batalhões de área, além dos especializados”, observou Bortoluz.

De acordo com o vereador, num primeiro momento, a retomada do policiamento comunitário deveria abranger cinco regiões específicas: Galópolis, Fazenda Souza, Desvio Rizzo, Forqueta e Zona Norte. Sugeriu, ainda, que o critério balizador levasse em conta os índices de criminalidade. Reivindicou, também, a volta do auxílio-permanência do Estado aos brigadianos que atuarem no projeto.

A pauta contou com o apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Dambrós, dos secretários Flavio Cassina (Governo Municipal) e Paulo Roberto Rosa da Silva (Segurança Pública e Proteção Social) e outras autoridades presentes à reunião de hoje.

Além do vereador-presidente Alexandre Bortoluz/PP, integram a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social os vereadores Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Sandro Fantinel/PL e Velocino Uez/PTB.

01/06/2023 - 20:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo