Voltar para a tela anterior.

AAPECAN apresenta trabalho realizado em Caxias e na região durante a Tribuna Livre do Legislativo 

A psicóloga da Associação, Bruna Curra, usou o espaço para divulgar as ações da instituição


A psicóloga da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), Bruna Curra, usou o espaço da Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta quarta-feira (31/05), para explicar o trabalho da instituição realizado em Caxias do Sul e região da Serra. Ela aproveitou o momento também para convidar os presentes para a entrega do Prêmio Caxias, que será concedido pela Câmara Municipal, no próximo dia 15 de junho. 

Fundada em 05 março de 2005, a instituição surgiu da ideia de um grupo de voluntários que realizavam atividades para comunidade, hospitais, bairros e associações beneficentes. A representante contou que, ao observar a dificuldade de acesso ao tratamento e ao pós-tratamento contra o câncer, ficou bastante clara a necessidade de uma atitude. A psicóloga destacou que a missão da associação é atender, orientar, integrar e fornecer assistências humano-emocional, bem como, auxílio financeiro-material a pessoas com câncer que se encontram em vulnerabilidade social. 

Atualmente, a AAPECAN conta com 14 unidades espalhadas pelo Estado, das quais onze são Casas de Apoio. Segundo a Associação, já foram atendidas mais de 26 mil pessoas, nos 49 munícipios da 5º Coordenadoria de Saúde. O atendimento não se limita apenas aos pacientes, mas para toda a família. São mais de 515 cadastros ativos. Esse programa de assessoramento, segundo a representante da associação, garante e defende direitos, promove serviços de convivência e serviço de Acolhimento institucional provisório. Além do fortalecimento de vínculos, tudo de forma gratuita.

Bruna explicou que para desenvolver todo esse trabalho, a entidade conta com o apoio da comunidade e de espaços como a Tribuna Livre da Câmara Municipal para a divulgação. Outra forma de colaboração é o Serviço de Acolhimento Institucional (Serviços de Proteção Social de Alta Complexidade). Esses, conforme ela, são Casas de Apoio que acolhem pessoas com a doença de outra cidades e regiões que estão em tratamento nos hospitais de referência. Essas unidades oferecem amparo de segunda à sexta, para usuário e acompanhante. Garantem a hospedagem gratuita, quatro refeições, sala de convivência, acompanhamento da equipe técnica e transporte.

Em outro momento da fala, a psicóloga falou e comemorou a construção da nova sede da entidade, que tem previsão de ser entregue até agosto do ano que vem. Essa, segundo Bruna, vai se localizar na Rua Raul Pila, nº 136, ao lado da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O novo espaço vai contar com um número maior de leitos além de salas para oficinas, palestras, rodas de conversa e diversas atividades de fortalecimento e acolhimento. Atualmente, a associação se encontra na Rua Irmão Anastácio, nº 65, no bairro Sagrada Família. 

Em seguida, Bruna passou a palavra para Lissandra Schimdt Leite, paciente da associação que mora em Gramado, na Região das Hortênsias, disse que “a AAPECAN significa um acolhimento, conforto, carinho e respeito”. 

Os vereadores usaram o espaço das perguntas para agradecer ao trabalho da instituição. O pedetista Rafael Bueno/PDT, destacou a importância da população e dos parlamentares serem embaixadores pela luta da associação. Já o vereador Velocino Uez/PTB, relatou que, em 2001, seu sogro descobriu um câncer e com essa situação ele pode presenciar as dificuldades do tratamento. Para o vereador Juliano Valim/PSD a importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento é fundamental. Também deixaram seu comentário sobre a AAPECAN os legisladores, Rose Frigeri/PT, Gladis Frizzo/MDB, Sandro Fantinel/PL e Marisol Santos/PSDB. Por fim, o presidente da Casa, vereador Zé Dambrós/PSB, contou sobre alguns dos eventos e das ações que já participou em prol da Associação. 

31/05/2023 - 14:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo