Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo faz reflexões sobre a Romaria de Caravaggio na Serra gaúcha

A vereadora ocupou espaço na plenária, para prestar agradecimentos, na véspera do feriado


A 144ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, comemorada nos dias 26, 27 e 28 de maio, na cidade de Farroupilha, permeou o discurso da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, no grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (25/05). A parlamentar contou já ter prestado as suas devoções à santa, através de uma romaria com um grupo de ciclistas, pedindo, assim, proteção aos colegas de pedalada.
A tucana comentou que a devoção à Nossa Senhora de Caravaggio surgiu com a aparição da Virgem Maria, na comuna de Caravaggio (região da Lombardia, na província italiana de Bérgamo), em 26 de maio de 1432. Em seus pés, apareceu uma fonte de água límpida e abundante, presente em Caravaggio até hoje.
O feriado de Caravaggio foi considerado, em 2016, pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), bem cultural de natureza imaterial de Caxias do Sul. A romaria, pelo trajeto de chão batido de quase 20 quilômetros de extensão, movimenta, a cada ano, milhares de fiéis na Serra gaúcha, que ocupam o espaço do Santuário, para prestar agradecimentos e fazer pedidos.
Tatiane também anunciou que já protocolou um projeto de lei (PL), para, assim, incluir a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio no Calendário Oficial de Eventos do Município de Caxias do Sul. Enfatizou a intenção de valorizar a identidade cultural da cidade e fomentar o turismo religioso. A matéria se encontra em tramitação, nas comissões da Casa.

25/05/2023 - 14:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo