Voltar para a tela anterior.

Grupo de Dança convida para o Dia Municipal da Cultura Cigana

Adriana Silva, coordenadora da Essência Cigana, esteve no Parlamento municipal durante a sessão ordinária desta quinta-feira (25/06)


A coordenadora do Grupo de Dança Essência Cigana, Adriana Silva, utilizou a tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira (25/05) para celebrar o Dia Municipal da Cultura Cigana, celebrado na data de hoje. Ela destacou que o espaço cultural se dedica à pesquisa e aos estudos da cultura dos povos ciganos e utiliza a arte e a dança para expressar a sua mensagem. Adriana contou que, antes de navios negreiros chegarem ao Brasil, o povo cigano já habitava as terras nacionais.

No caso de Caxias do Sul, ela recordou que, em dezembro de 2020, foi criada a lei n° 8.579, que institui 25 de maio como o Dia Municipal da Cultura Cigana. A autoria do projeto que deu origem a essa lei é do ex-vereador Neri, O Carteiro/PSDB (hoje, deputado estadual). O dia 24 do mesmo mês é o Dia Nacional dos Ciganos, além de ser o dia de Santa Sara Kali, padroeira do povo, acrescentou a coordenadora.

Adriana esclareceu que o nomadismo (envolve pessoas que não possuem habitação fixa) é uma das principais características do povo e explicou que nasceu de uma necessidade de sobrevivência diante dos conflitos mundiais. Por fim, a dançarina expressou o desejo de despertar a consciência das pessoas em torno do respeito às diferenças culturais.

25/05/2023 - 12:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Andrielly Martins da Silva

Ir para o topo