Voltar para a tela anterior.

Presidente Zé Dambrós convida para visita do Parlamento Regional ao HG nesta quinta-feira

O vereador também tratou de outras pautas da saúde, da educação e do Mercado Público


Na tarde desta quinta-feira (25/05), o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Zé Dambrós, irá liderar uma comitiva de visitação aos 118 novos leitos do Hospital Geral (HG), cujo funcionamento ainda depende de uma verba mensal de R$ 7 milhões. Ele estará na condição de vice-presidente do Parlamento Regional, com representantes de 20 municípios da Serra, além do presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Douglas Fávero Pasuch, que é prefeito de Nova Roma do Sul.

Dambrós aproveitou a sessão ordinária desta quarta-feira (24/05), para ir à tribuna do plenário, de onde estendeu o convite à comunidade. “Queremos manter viva essa mobilização, a fim de que seja possível arrecadar os recursos necessários e pôr logo em atividade a parte ampliada do HG”, destacou.

O presidente contou que, na noite de ontem, recebeu uma ligação do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, para quem disse que a saúde precisa ser prioridade. “Lembrei que, em 2021, Adiló prometeu encerrar o contrato com a InSaúde, que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Ele disse que, por questões jurídicas, não foi cancelado. Mas, a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, já falou que era porque prestava um bom serviço. Eu acho que não é uma boa empresa. Deveria ser a mesma que conduz a UPA da Zona Norte. Sou contra o fechamento da unidade materno infantil do Hospital Pompéia”, comentou.

Dambrós relatou ter cobrado da Prefeitura o resultado dos estudos de parcerias público-privadas de infraestrutura, na Educação Infantil. “Há três mil crianças, de 0 a 3 anos de idade, cujas mães não podem trabalhar. Que, pelo menos, quatro escolas sejam construídas com recursos livres, beneficiando as regiões que mais precisam: Belo Horizonte, Mariani, Planalto-Rio Branco e Santo Antônio, cujos projetos já estão bem encaminhados”, ponderou.

Entre outros temas, Dambrós ainda pediu que, no debate em torno da ocupação do complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2), seja resolvida a viabilização do Mercado Público, com restaurantes e bancas. Referiu que existem 85 mil pessoas, em Caxias, inscritas no cadastro único. Afirmou que o Banco de Alimentos atende 110 entidades e que, nos sábados solidários, 40 mercados arrecadam em torno de 8 mil quilos de alimentos. Apoiou as chamadas hortas urbanas, como a do Campos da Serra, hoje em fase de cadastramento de famílias.

24/05/2023 - 15:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo