Voltar para a tela anterior.

Zanchin pede providências para filas na Farmácia do CES

Parlamentar disse que a situação da saúde em Caxias tem pressa e adoção de aplicativos para agendamentos seria uma das melhorias mais urgentes a serem adotadas no Centro Especializado de Saúde


O vereador Ricardo Zanchin/NOVO colocou em evidência, na sessão ordinária desta quarta-feira (24/05), um problema que se arrasta há anos em Caxias do Sul: as longas filas na Farmácia do Centro Especializado de Saúde (CES). O parlamentar apresentou um vídeo com um cenário que se repete constantemente: fila para pegar fichas, outra fila para atendimento, outra fila para pegar a medicação e outras filas para usar outros serviços. “O sistema de saúde de Caxias do Sul precisa melhorar muito. Temos que acelerar o desenvolvimento dos aplicativos inteligentes. Fila para pegar ficha tem de acabar”, defende Zanchin.

No entendimento do vereador, é preciso copiar bons exemplos de outras cidades para amenizar ou solucionar os problemas principalmente no serviço público. Nesse sentido, na questão de agendamentos em saúde, o parlamentar apresentou como modelo eficiente o adotado em território curitibano, com o aplicativo “Saúde Já Curitiba”. “Contem comigo no sentido de poder colaborar com um sistema inteligente de agendamento em Caxias. Precisamos de uma melhoria, principalmente no período de frio, que envolve os meses de junho, julho e agosto. Sei de todos os esforços que fazem aqui, mas a palavra-chave é acelerar. Temos de acelerar porque a saúde não pode esperar e tem pressa”, avalia o parlamentar.

Em aparte, o legislador Olmir Cadore/PSDB, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo, mencionou a sobrecarga de custos ao município caxiense, por ter de dar conta de atendimentos também a pacientes de cidades da região. Reafirmou a necessidade de os municípios vizinhos colaborarem nesse custeio. Citou que assistiu reportagem em que Passo Fundo também passa por dificuldades semelhantes por ser referência a municípios próximos. Segundo o tucano, algumas medidas estão sendo feitas em Caxias. Ele também conta que sugeriu o desmembramento da Farmácia do CES para evitar filas.

Na opinião de Maurício Scalco/NOVO, Caxias poderia fazer convênios com outras cidades em que softwares estejam em atividade e funcionando bem para usá-los na cidade. Na sua avaliação, se o município ter que criar um aplicativo próprio, demorará muito para resolver as atuais demandas de agendamentos de consultas, de retirada de medicação e de demais atendimentos.

O vereador Rafael Bueno/PDT citou Niterói/RJ, que estaria toda conectada enquanto Caxias ainda se encontraria no analógico, pois nem telefones nas unidades básicas de saúde (UBS) são atendidos.

24/05/2023 - 11:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo