Voltar para a tela anterior.

Presidente do Legislativo caxiense participa da programação do SUSpira Caxias 

Zé Dambrós esteve acompanhado dos vereadores Edi Carlos Pereira de Souza, Estela Balardin, Felipe Gremelmaier, Rafael Bueno e Rose Frigeri


O presidente do Legislativo caxiense, o vereador Zé Dambrós/PSB, participou, na tarde desta sexta-feira (19/05), da programação do SUSpira Caxias. O evento alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial também contou com a presença dos vereadores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Estela Balardin/PT, Felipe Gremelmaier/MDB, Rafael Bueno/PDT e Rose Frigeri/PT. 

As ações que foram promovidas pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, presidida pela vereadora Estela Balardin/PT, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial, aconteceram na Praça Monteiro Lobato, no bairro Exposição.

A programação contou com roda de conversa sobre espiritualidade (CAPS Reviver), intervenção cênica com o ator Gutto Basso, roda de conversa sobre a história da luta antimanicomial (UCS), intervenção de capoeira, intervenção de apresentações (CAPS Integração), roda de conversa sobre autocuidado em uma perspectiva coletiva (FSG), oficina de autoconsciência corporal com Jorge Valmini (CAPS Novo Amanhã), circuito de atividades (CAPS Aquarela), roda de conversa sobre saúde mental e cultura popular com Rieta e Mari Munari e atividade recreativa (CAPS Cidadania). 

O presidente Zé Dambrós fez parte da programação artística do evento, apresentando algumas canções do cancioneiro gaúcho. 

“Fico muito feliz por alegrar o povo com a música. Faço esse trabalho voluntário por muitos anos em asilos, instituições públicas e entidades da cidade, mesmo antes de ser eleito vereador. Quem canta seus males espanta”, finalizou o parlamentar. 

 O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado no dia 18 de maio. A data traz na bagagem a história da luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, principalmente ao combate à ideia de que era necessário isolar as pessoas com a adoção de tratamentos contraditórios, o que só aumentava os preconceitos relacionados à saúde mental.

Foi na década de 70 que o Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil teve início. O Encontro Nacional dos trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru, no Estado de São Paulo, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental foram dois marcos importantes da luta pela reforma psiquiátrica no país.   

19/05/2023 - 16:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo