Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal celebra os 60 anos da União das Associações de Bairros

A sessão solene da noite desta quinta-feira lembrou lutas pelo desenvolvimento de Caxias do Sul


Os 60 anos da União das Associações de Bairros (UAB) foram celebrados pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, em sessão solene, realizada na noite desta quarta-feira (17/05), no plenário da Casa. O ato lembrou diversas lutas do órgão associativo, que fará aniversário sexta-feira, 19 de maio. A condução dos trabalhos de hoje coube ao presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós, que assinou a proposição da homenagem, junto com os demais integrantes da Mesa Diretora da Casa.

Dambrós também fez o pronunciamento em nome do conjunto dos vereadores. “Quero deixar um pedacinho da gratidão, uma forma desse poder retribuir a tantas lideranças que dedicam tempo e vida, de maneira voluntária, em prol de vizinhos e amigos, em sua comunidade, desde 19 de maio de 1963”, enalteceu. Lembrou que a própria origem política deu-se no Bairro Pioneiro, na Zona Norte. “O Orçamento Comunitário precisa voltar. Quando coordenei o projeto, de 2013 a 2016, eram disponibilizados R$ 11 milhões, cujas escolhas das obras que receberiam investimentos eram feitas pelos próprios moradores”, contou.

O presidente da Câmara enfatizou que o líder comunitário consiste no elo entre o cidadão e a Prefeitura. Ressaltou que, com esforço e paixão, muitos deles conquistaram a construção do Hospital Geral (HG), melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS), a regularização fundiária, a pavimentação, o abastecimento de água, o saneamento básico, as capelas mortuárias, as hortas comunitárias, entre outros pleitos.

Dambrós destacou que a força da UAB pôde ser percebida na cessão de uso público e cultural, pelo Estado para Caxias, do complexo da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). Pediu que o órgão persista mobilizado pela ocupação da área de mais de cinco hectares, na região central da cidade. Elogiou as feiras culturais, junto à Maesa. Saudou a reabertura do restaurante popular, junto à sede da UAB. “É tempo de acolher as pessoas em situação de rua, com, no mínimo, uma refeição ao dia”, pontuou.

Depois de receber placa, alusiva aos 60 anos, o presidente da UAB, Valdir Walter, fez breves agradecimentos a partir da tribuna. Recordou estar há dez anos na gestão da união associativa e há 35 anos no movimento comunitário, onde começou, segundo ele, por necessidade. “Quando eu fui morar no Jardim Oriental, não havia nada. Os ex-presidentes da UAB Daltro da Rosa Maciel e Tânia Menezes foram os meus professores nessa jornada”, salientou.

Walter enumerou feitos, tais como: o fim do pedágio de Farroupilha; a continuidade do HG público; a consolidação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul; o policiamento comunitário (prometeu luta pela sua reativação).

O secretário municipal da Habitação, Wagner Petrini (vereador licenciado da Casa), comentou ter sido vice-presidente da AMOB do Desvio Rizzo. Reconheceu o papel das lideranças comunitárias, no cotidiano, e transmitiu os cumprimentos do prefeito municipal, Adiló Didomenico.

Presidida pelo vereador Zé Dambrós, integram a Mesa Diretora da Câmara os vereadores Olmir Cadore (vice-presidente), Renato Oliveira (2º vice-presidente), Adriano Bressan (secretário) e Marisol Santos (secretária).

17/05/2023 - 21:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo