Voltar para a tela anterior.

Legislativo celebra 148 anos de imigração italiana

O presidente José Dambrós conduziu a cerimônia, que teve pronunciamento do vereador e agricultor Velocino Uez/PTB e apresentação da turma Per Bambini da Avergs


Os 148 anos da imigração italiana em Caxias do Sul motivaram uma homenagem do Legislativo caxiense, na sessão ordinária desta quarta-feira (17/05). O presidente da Câmara, vereador Zé Dambrós/PSB, conduziu a cerimônia, que teve pronunciamento do parlamentar e agricultor Velocino Uez/PTB e apresentação da turma Per Bambini, da Associação Vêneta do Rio Grande do Sul (Avergs) – na tradução literal do italiano para o português, “Per Bambini” significa “Para Crianças” –, coordenada pela professora Cindy Peixoto. O grupo de seis meninas e um menino cantou uma música em italiano, em homenagem aos imigrantes e lembrando as coisas simples e determinantes para a vida e o ecossistema, como uma flor.

Velocino fez um registro do percurso dos italianos que chegaram à região em 1875, destacando o trabalho exaustivo na colônia, as dificuldades e as primeiras conquistas, como  aquisição das próprias terras. Mencionou a força da religiosidade, com a igreja como espaço aglutinador, e os ciclos econômicos, que se iniciaram com o cultivo da uva e a fabricação do vinho. Em seguida, apostaram no plantio de grãos. O desenvolvimento se fortaleceu com a chegada de mais gentes, sublinhou o vereador: “Outras etnias vieram. Cantos e linguagens, hábitos e tradições se aproximaram”, discursou Velocino, citando sua propriedade na 4ª Légua e o convívio próximo com a etnia alemã.

“Quando se valoriza uma etnia não se está desmerecendo a outra, pois foi a junção de várias etnias que tornou Caxias uma cidade forte”, constata o parlamentar. Ao finalizar seu pronunciamento, Velocino se manifestou em Talian, dizendo que os italianos e todas as demais origens são bem-vindas ao solo caxiense.

Representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, compareceu à homenagem o diretor-presidente da Festa Nacional da Uva, ex-vereador Idair Moschen. Também compôs a mesa de autoridades o presidente da Avergs, Gentil Zanatta.

A comemoração desta quarta-feira é alusiva à Semana da Etnia Italiana, instituída em Caxias do Sul no ano de 2003, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Jeronimo Dani e Walmor Vanazzi. Conforme a lei 5.988/2003, a comemoração tem que ser todo ano, com início indicado no dia 20 de maio.

Posteriormente, a partir de proposição do vereador Gustavo Toigo/PDT, a lei 6.382/2005 fixou a mesma data como a da Imigração e Colonização Italiana e previu sessão comemorativa. Toigo ainda propôs a última alteração, aprovada em 2008, estabelecendo a comemoração em formato de homenagem.

17/05/2023 - 11:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo