Voltar para a tela anterior.

Edi Carlos demonstra preocupações voltadas à saúde em Caxias do Sul

O parlamentar ocupou o grande expediente desta quarta-feira, para falar sobre a UPA Central


O credenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Caxias do Sul, no Sistema único de saúde (SUS), ganhou atenção na manifestação do vereador Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, na sessão ordinária desta quarta-feira (10/05), durante o grande expediente. Ele também tratou do déficit, no rapasse orçamentário federal, na saúde local, e do custeio dos atendimentos de média e alta complexidade dos municípios 49 municípios da região. Salientou a necessidade de implementação de melhorias, em trechos urbanos da BR-116.

A UPA Central, popularmente conhecida como Postão, que presta serviços a pacientes em situação de urgência e emergência, adulta e pediátrica. Hoje, tem todo o custeio bancado pela Prefeitura caxiense. O parlamentar pediu subsídio federal para ajuda na manutenção da unidade. Destacou como prioridade começar o ano fiscal de 2024 com a devida previsão orçamentária que viabilize esse credenciamento.

Em aparte, o vereador Rafael Bueno/PDT se mostrou desesperançoso quanto à possiblidade do credenciamento federal. Lembrou visita ao Ministério da Saúde, em Brasília, em 2018, junto com o então secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas, para a entrega de ofícios da pasta, com solicitações de repasses. Compartilharam das preocupações os vereadores Marisol Santos/PSDB e Renato Oliveira/PCdoB.

Em seguida, o vereador Edi Carlos abordou as despesas com os atendimentos de média e alta complexidade dos municípios das regiões Uva e Vinho e Hortênsias. Apontou déficit para Caxias. Questionou os critérios aplicados pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), na distribuição da verba federal, destinada às cidades gaúchas.

Para a vereadora Marisol, os valores repassados pela CIB são baseados em estudos de projeções populacionais e em dados históricos de anos retroativos. A tucana entende ser urgente a revisão dos critérios, a fim de fazer frente ao endividamento de Caxias, no setor.

Conforme o vereador Maurício Scalco/NOVO, Caxias contém cerca de 30 mil procedimentos em espera, entre exames e cirurgias. Afirmou que esse número precisa ser visto como um fator de urgência, para priorizar esses repasses.

Edi Carlos ainda cobrou melhorias em trajetos da Rota do Sol (RSC-453) e da BR-116, em pontos que interagem com trechos urbanos de Caxias. Citou a entrada do Bairro Planalto até a BR-116, sugerindo ao presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Melhorias na Rota do Sol e BR-116, vereador Clóvis de Oliveira/PTB, uma visita à Capital Federal, representando o Legislativo, no intuito de garantir melhorias.

10/05/2023 - 17:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo