Voltar para a tela anterior.

Rose Frigeri completa 100 dias de mandato nesta quinta-feira

A parlamentar utilizou a tribuna para falar sobre suas conquistas durante os primeiros três meses na titularidade do cargo


A vereadora Rose Frigeri/PT utilizou a tribuna da sessão ordinária desta terça-feira (09/05) para divulgar as principais conquistas nos primeiros 100 dias como titular na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A atuação da parlamentar chega a esse total de dias nesta quinta-feira (11/05).

Durante as 14 semanas desde a posse oficial até o momento, a petista fez diversas reuniões com secretários municipais das áreas de recursos humanos, meio ambiente, obras e serviços, esporte e lazer, levando a eles demandas da comunidade. Também participou de encontros com a presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Maria de Lourdes Fagherazzi, e o prefeito municipal, Adiló Didomenico/PSDB.

Rose é presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), tendo feito fiscalizações na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, e nas unidades de pronto atendimento (Upas) da zona central e norte. No dia 15 deste mês, ela informou que a CDHC vai promover um debate sobre os 135 anos do fim da escravidão. Já no dia 19 colaborará na Conferência Municipal dos Direitos Humanos. A parlamentar também integra o Comitê do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

A petista ainda faz parte de seis frentes parlamentares, as quais oportunizam debates sobre as demandas da comunidade e fiscalização de espaços, da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e do Fórum da Mulher Caxiense. Também assinou, juntamente com outros nove vereadores da Casa, a moção de apoio ao projeto da deputada federal Denise Pessôa/PT, que dá mais garantias às mulheres vítimas de violência.

Em março deste ano, Rose destacou que foi aprovado o projeto que institui o maio furta-cor no calendário de Caxias do Sul. A proposta partiu da parlamentar e objetiva alertar e ajudar mães e famílias sobre os sentimentos da maternidade.

No campo da educação, protocolou o projeto de lei que autoriza o poder Executivo a implantar o dispositivo de segurança “Botão do Pânico” nas escolas públicas municipais e infantis de Caxias do Sul. Além disso, promoveu uma reunião sobre segurança nas escolas com a participação de representantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed), da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do Conselho Municipal de Educação, do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), da Comissão de Diretores das Escolas Públicas Municipais e de pessoas da sociedade civil. A partir desse encontro, foi elaborada uma carta com pedidos da comunidade escolar e entregue ao prefeito municipal na manhã de ontem (08/05).

A vereadora finalizou o pronunciamento enfatizando que seu gabinete está sempre aberto para receber solicitações da comunidade em áreas como de saúde, trânsito, causas animais e esporte.

 

09/05/2023 - 14:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo