Voltar para a tela anterior.

Vereadores dizem sim à criação do Dia de Ogum

A proposta, de autoria do vereador licenciado Wagner Petrini/PSB, sugere a comemoração em 23 de abril e precisa da sanção do Executivo para entrar em vigor


Caxias do Sul poderá ter um dia específico para celebrar Ogum, caso o projeto de lei 156/2022 for sancionado pelo Executivo municipal. Na sessão ordinária desta quinta-feira (04/05), o texto, que é de autoria do vereador licenciado Wagner Petrini/PSB, passou em segunda discussão e seguirá, agora, para sanção do prefeito Adiló Didomenico/PSDB. A intenção do PL é instituir o Dia de Ogum no Município de Caxias do Sul anualmente em 23 de abril.

Na exposição de motivos, o autor destaca que Caxias do Sul é uma cidade alicerçada na cultura dos italianos que chegaram à cidade no século XIX, trazendo crenças, tradições, usos, costumes e religiosidade com foco no catolicismo. Com o passar do tempo, entretanto, imigrantes de outras culturas foram chegando, também dando a conhecer suas diferentes práticas religiosas, ressalta o documento.

Como exemplo, o autor cita São Jorge como Santo Guerreiro da Igreja Católica, que é padroeiro em diferentes partes do mundo, não somente no catolicismo. “Nas religiões Afro-Brasileiras, São Jorge recebe o nome de Ogum, o Orixá Guerreiro que defende quem busca sua ajuda; é o dono do ferro e do metal. O culto a Ogum é uma prática extremamente consolidada em Caxias do Sul, que conta até mesmo com um monumento dedicado ao Orixá. Anualmente, no mês de abril, adeptos de religiões Afro-Brasileiras realizam uma procissão em homenagem à divindade, considerado o padroeiro de nossa cidade. A caminhada culmina em um ato em frente à escultura, localizada na Avenida Perimetral Bruno Segalla”, relata Petrini, argumentando que a data mais propícia para a homenagem é 23 de abril, dia do falecimento de São Jorge.

Da tribuna, o vereador Lucas Caregnato/PT recordou de seus estudos acadêmicos relacionados às religiões afro e pontuou conversas com mães e pais de santo para compreender por que Ogum é considerado orixá de Caxias também da metalurgia. Segundo ele, os búzios indicaram. Diante disso e da possível instituição de uma data em sua reverência no município, o parlamentar petista pediu proteção à cidade, considerada polo metalmecânico. Também cumprimentou Petrini pela proposição.

 

 

DELIBERAÇÃO SOBRE PROJETO DE LEI Nº 156/2022

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Não Votou

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Ausente

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente

JULIANO VALIM PSD Ausente

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL S/P Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

 

04/05/2023 - 13:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo