Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez divulga conquistas em maquinário para o município

O vereador petebista ressaltou investimentos feitos pela gestão Adiló Didomenico/PSDB a partir de financiamentos aprovados pela Câmara


A aquisição de máquinas para atender, principalmente, o interior caxiense marcou o discurso do vereador Velocino Uez/PTB, na tribuna desta quarta-feira (03/05), no Parlamento caxiense. Com a experiência de subprefeito de Galópolis na gestão de Alceu Barbosa Velho/PDT (2013-2016), o petebista observa que a infraestrutura é fundamental para permitir um melhor trabalho especialmente a mulheres e homens do campo. “Os agricultores cobram só bom acesso”, percebe Velocino, reforçando o valor de quem é responsável por colocar alimento à mesa da sociedade.

Segundo o petebista, essa percepção também é compartilhada atualmente pelo prefeito Adiló Didomenico/PSDB, que apostou em financiamentos para renovar a frota municipal, nos últimos anos. Nesse sentido, o vereador comemora, pelo menos, quatro etapas de investimentos, envolvendo empréstimos que somaram quantias na ordem de R$ 40 milhões e de R$ 31 milhões, por exemplo. “É preciso ter estrutura para dar retorno à comunidade”, defende o petebista. De acordo com Velocino, muitas vezes, os funcionários acabavam ficando parados porque não havia máquinas para cumprir as tarefas, o que os levavam até mesmo serem malvistos, juntamente com os gestores. Esse cenário, no entanto, com as entregas feitas desde 2021, tende a mudar, acredita o parlamentar.

Listou oito automóveis que chegaram há dois anos, numa primeira leva de investimentos. Em uma segunda etapa, vieram seis motoniveladoras e sete retroescavadeiras. Na última entrega, semana passada, todas as subprefeituras foram contempladas. “Devagarinho, as coisas vão para seu lugar”, analisou, citando Galópolis, que, agora, tem, pelo menos, quatro equipamentos disponíveis.

Na avaliação do vereador, para um futuro próximo, as dificuldades decorrentes de maquinário sucateado estarão contornadas. “Pensando no futuro, para os próximos 10 anos, a questão do maquinário está superada”, pontuou, considerando também o esforço do secretário municipal de Obras Públicas, Norberto Soletti.

Um problema que persiste, porém, é a dificuldade de cascalho, observa Velocino. Sob esse aspecto, acredita que um caminho seria a aprovação no Congresso Nacional de um proposta que permitisse aos municípios a renovação de seu poder de extração de rochas existentes em determinados locais para manutenção de estradas e acessos.  

03/05/2023 - 10:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo