Voltar para a tela anterior.

Vereador Lucas Diel visita Brizoleta em Guaporé

O vereador e líder de governo Lucas Diel/PDT, visitou nesta segunda-feira (24/04) uma Brizoleta, na comunidade de Capitel São Roque, no distrito de Colombo, no interior de Guaporé


Brizoletas eram chamadas as pequenas escolas idealizadas por Leonel Brizola, devido a uma campanha pela alfabetização no Rio Grande do Sul, na década de 1960, em que o slogan era "Nenhuma Criança Sem Escola no RS". As pequenas casas eram padronizadas, todas pintadas de verde, amarelo e azul, feitas de madeira e com uma treliça em parte da área do alpendre, na frente. Conforme o tamanho do alunado, as brizoletas eram constituídas de uma ou duas salas de aula e um pequeno espaço para o preparo da merenda escolar. As maiores constituíam-se de duas ou três salas de aula, cozinha com fogão a lenha, armários, material de cantina, tudo de acordo com a época. Algumas, grandes, geralmente em alvenaria, eram chamadas de escolas rurais.

Num Estado onde a Educação ainda era para poucos, Leonel Brizola espalhou Escolas por todos os rincões do Rio Grande, para que o povo, muitos sem acesso a educação, pudessem finalmente estudar. 

Leonel Brizola ao assumir o governo do Estado, em 31 de janeiro de 1959, reestruturou a Secretaria de Educação e Cultura (SEC), que, em suas palavras, seria “uma das mais importantes secretarias da atual administração”, e foi. O programa governamental tinha como meta escolarizar toda a população com idade entre 7 e 14 anos e erradicar o analfabetismo.

Em Guaporé, o prédio da Brizoleta foi doado à prefeitura para ser tombado e preservado. Reformada pela comunidade, vai virar museu, agora o desafio é encontrar objetos para compor o acervo.

Para o parlamentar, foi emocionante ver que o legado de Brizola, continua vivo em Guaporé.

28/04/2023 - 10:09
Gabinete do vereador Lucas Diel/PDT/>Câmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo