Voltar para a tela anterior.

Lucas Diel destaca desafios e conquistas da educação em Caxias do Sul

O vereador manifestou apontamentos sobre o ensino às vésperas do Dia Internacional da Educação


A evasão escolar, o transporte das crianças e o déficit de aprendizagem, na educação básica, permearam o pronunciamento do vereador Lucas Diel/PDT, na sessão ordinária desta quinta-feira (27/04). O parlamentar comentou à luz do período de afrouxamento das medidas de restrições, decorrentes da pandemia da Covid-19. Amanhã, é o Dia Internacional da Educação.

O parlamentar ressaltou a importância da Secretaria Municipal da Educação (SMED), no planejamento, na coordenação, na avaliação e na execução das políticas públicas, voltadas ao setor. Defendeu a integração das políticas públicas nacionais e estaduais, no âmbito municipal. Trouxe dados atuais do município. Para o exercício econômico-financeiro de 2023, conta com orçamento de mais de R$ 600 milhões, atendendo mais de 42 mil estudantes e três mil professores.

O vereador apontou dados oriundos do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). Explicou como, cada vez mais, as crianças chegam ao final de seu desenvolvimento de Ensino Fundamental com deficiências nos conteúdos, necessários para seu pleno desenvolvimento. Segundo o mesmo estudo, no cenário de pós-pandemia, crianças do Ensino Básico, de terceiro a quinto ano, apresentam mais problemas relacionados à leitura e à alfabetização.

O pedetista salientou os desafios enfrentados pela municipalidade, como a evasão escolar, o transporte dos alunos e a necessidade de escolas nas comunidades do município, além do reforço nas patrulhas de policiamento. Citou a reinauguração da Escola de Ensino Básico Aurora Milesi Rizzi, no Bairro Forqueta, tendo como principal motivo a ampliação, de 120 para 160, do número de vagas ofertadas.

Em seguida, o vereador Rafael Bueno/PDT falou em defesa das escolas de turno integral. Referiu o modelo implementado pela Administração do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (2013-2016). Trata-se da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel Brizola. Os vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos e Velocino Uez/PTB parabenizaram o colega e ressaltaram a relevância do tema.

De acordo com o vereador Diel, em recente visita a um exemplar das antigas Brizoletas, em Guaporé, hoje tombado por aquele município, verificou a situação da escola de ensino básico (1ª a 4ª série). Ela havia sido implementada na década de 1960, pelo então governador do Estado, Leonel Brizola, contando com mais de 6 mil unidades, espalhadas pelo território gaúcho.

No final do seu pronunciamento, o parlamentar mencionou outra ação de Brizola, já em seu segundo mandato como governador do Rio de Janeiro (1991-1994). Foi a criação do que Diel acredita ser um modelo de escolas de turno integral, os Centros Integrados de Educação Pública (CIEP’s). “O formato garante o acesso de todos à educação”, definiu o parlamentar.

27/04/2023 - 14:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Leonardo Iob de Oliveira

Ir para o topo