Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo e Rafael Bueno protocolam PL em prol das religiões de matrizes africanas

Objetivo é oficializar o Monumento a Ogum como símbolo municipal


A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB e o vereador Rafael Bueno/PDT protocolaram, nesta quinta-feira (20/04), um Projeto de Lei que visa instituir o Monumento a Ogum, como símbolo oficial das religiões de matriz africana de Caxias do Sul. De acordo com o documento, o objetivo é evidenciar o conjunto de sentimentos, práticas sociais e valores imateriais a partir do Monumento.

Segundo Tatiane Frizzo, o monumento de uma religião de matriz africana é uma memória dos desafios que ainda enfrentamos em nossa sociedade, em relação à intolerância religiosa. “Esse monumento é testemunho precioso de uma cultura que tem sido historicamente marginalizada e reprimida”, pontuou a vereadora.

Para Rafael Bueno a essência desse monumento e da religião que ele representa deve estar presente na sociedade. “Ele representa a resiliência e a perseverança de uma comunidade que tem lutado por séculos para manter suas tradições e crenças vivas,” destacou.

Conforme os autores, com a oficialização da proposta será capaz de assegurar, sob uma perspectiva positiva e inclusiva, a civilidade e a tolerância religiosa, irmanar relações sociais, além de instaurar uma rotina de averiguação para fins de conservação e valorização constante do símbolo religioso, que possui importância expressiva para a cidade.

O Monumento ao Orixá Ogum fica na Praça Lauro de Oxum, na Perimetral Sul, no Bairro Kayser. O monumento foi custeado pelos membros afiliados da Associação de Umbanda Caxias.

20/04/2023 - 16:41
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo