Voltar para a tela anterior.

Elisandro Fiuza comenta situação da dengue no município

O vereador ocupou a tribuna para explicar e conscientizar sobre a doença


A situação da dengue, no município, foi apresentada pelo vereador Elisandro Fiuza/Republicanos, no grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (19/04). O parlamentar ocupou a tribuna para explicar sobre a doença e conscientizar sobre a prevenção.

Com informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o legislador apresentou números de focos do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, deste ano. Segundo ele, no momento, Caxias do Sul chegou a mais de 400 locais de reprodução do inseto, todos identificados e bloqueados. O montante representa mais da metade encontrada em todo ano passado.

Outro ponto abordado foram as características dos casos, até momento. Fiuza contou que não há pessoas internadas e que os contaminados contraíram a doença em outras cidades. Também não há registros de pessoas infectadas dentro do município, mas que a doença está presente na cidade. Sobre a forma de infecção, ele explanou que apenas a fêmea do mosquito que pica as pessoas e que isso ocorre, principalmente, durante o dia.

São sintomas, febre por dois a sete dias, dor de cabeça, dor nas articulações ou por trás dos olhos. O republicano afirmou que, ao persistirem os sintomas, uma unidade básica de saúde (UBS) deve ser procurada, e que essas estão capacitadas para atendimento.

Por fim, ele destacou a necessidade dos munícipes prestarem atenção nos locais de reprodução dos insetos, realizarem a zeladoria de suas casas e evitarem locais com água parada. Também pediu que a população tivesse cuidado com a saúde individual e coletiva.

Os vereadores Olmir Cadore/PSDB e Ricardo Zanchin/NOVO parabenizaram a pauta e entraram em consonância com o colega legislador.

19/04/2023 - 17:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo