Voltar para a tela anterior.

Discutida a inserção da Semana Municipal das Altas Habilidades no Calendário Oficial

O projeto de lei é da vereadora Marisol Santos e prevê o período de sete dias que coincida com o 10 de agosto de cada ano


A inserção da Semana Municipal das Altas Habilidades/Superdotação no Calendário Oficial da cidade foi discutida na sessão ordinária desta terça-feira (18/04). A medida consta do projeto de lei 143/2022, assinado pela vereadora Marisol Santos/PSDB, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação. A matéria, que voltará à pauta para segunda discussão e votação, estipula o período de sete dias que coincida com o 10 de agosto de cada ano, Dia Internacional da Superdotação.

Entre outros objetivos, a semana se dedicará a palestras, seminários, campanhas, mobilizações e outras atividades que permitam a promoção de ações socioeducativas, em favor do reconhecimento e do desenvolvimento das crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação. Prevê articulação de políticas públicas municipais e reforço dos direitos já assegurados aos superdotados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3,5 a 5% da população mundial possui altas habilidades, em uma ou mais áreas do conhecimento. Conforme a vereadora Marisol, apesar dos avanços nos âmbitos federal, estadual e municipal, as crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação ainda têm muitas dificuldades para a identificação precoce e o atendimento especializado.

18/04/2023 - 12:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo