Voltar para a tela anterior.

Cadore participa de reunião pública pela prevenção a crimes nas escolas

A assembleia aconteceu na Terça-feira 11/04, no plenário da Câmara de Vereadores


Convocada pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social do Legislativo caxiense, o encontro teve como temática a mobilização para uma melhora nas medidas de combate aos crimes nas escolas de Caxias do Sul. O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas e o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social Paulo Roberto Rosa, também estiveram presentes na reunião.

A necessidade do debate sobre ações efetivas de prevenção contra a violência nas escolas acendeu o alerta, após a tragédia em Blumenau (SC) que ocorreu no dia 05/04. No ataque um homem invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, matou quatro crianças e deixou outras cinco feridas, de acordo com informações disponibilizadas pela Polícia Militar e pelo Corpo dos Bombeiros de Santa Catarina.

Vereador Cadore/PSDB assinou juntamente com outros vereadores presentes na reunião o  PL 40/2023 proposto pelo presidente da comissão Alexandre Bortoluz/PP, que visa a retomada da criação do Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de Ensino.

"É primordial a prevenção, estes acontecimentos estarrecedores não podem passar batidos pelo poder público. É preciso criar mecanismos de proteção e ações educadoras para que tenhamos um monitoramento em muitas vias. A segurança física das estruturas de ensino é necessária e urgente." Comentou Cadore.

O aumento de episódios de violência extrema nas escolas brasileiras é alarmante, em 2023 já se contabilizam aproximadamente 16 ataques, 35 mortes e 72 feridos. Na grande maioria dos casos as agressões foram associadas ao bullying e situações contínuas de exposição a violência, como negligências familiares, autoritarismo parental e conteúdo disseminado em redes sociais e aplicativos de trocas de mensagem. 

Em Caxias do Sul com o surgimento de mensagens falsas e alarmistas que anunciavam ataques nas escolas da cidade nos últimos dias, o 12º Batalhão de Polícia Militar da cidade (12ºBPM) assegurou que não existe nenhum indicativo de que as escolas do município estejam sob risco de ataque. O  setor de inteligência do batalhão tem monitorado constantemente quaisquer ameaças que escolas possam sofrer via redes sociais em Caxias do Sul, a equipe está intensificando a patrulha escolar em escolas que são consideradas mais vulneráveis.

14/04/2023 - 10:14
Gabinete do vereador Olmir Cadore/PSDB
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo