Voltar para a tela anterior.

Gilfredo De Camillis propõe um departamento para cuidar da zeladoria da cidade

O vereador apontou espaços que carecem de melhorias, como o Ecoparque e a Praça Dante Marcucci


Um departamento para cuidar da zeladoria de Caxias do Sul foi proposto pelo vereador Gilfredo De Camillis/PSB, na sessão ordinária desta quarta-feira (12/04). O parlamentar comentou que, no Ecoparque, deveria haver um mutirão, pois falta melhor conservação dos cerca de 200 bancos, algo para o qual já se colocou à disposição, para ajudar a lavar e pintar.

O socialista sugeriu o chamado cocô bag, uma espécie de saquinho para o armazenamento de fezes de bichos de estimação. Lamentou o fato de terem sido arrancadas placas de homenageados, em alusão aos 132 anos da cidade. Pediu um estudo de viabilidade da concessão de restaurante ou lancheria, para tornar o parque mais atrativo.

Por meio do painel eletrônico do plenário, o vereador expôs fotos de diversos espaços do município. Mostrou problemas de calçamento, com paralelepípedos jogados. Num dos casos, havia placas mal postadas e até piso tátil escondido. “Existem calçadas quebradas. Outras estão desniveladas, prejudicando o deslocamento de pessoas cadeirantes, com mobilidade reduzida ou deficiência visual. Temos que cuidar melhor da nossa cidade, como melhorar pinturas em geral e retirar raízes de árvores podadas”, ponderou.

De Camillis retomou a pauta dos brinquedos inclusivos, no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos). Lamentou que, mais uma vez, aconteceu danificação. Informou que o gira-gira e a gangorra, adaptados para pessoas com deficiência, foram retirados para conserto e serão reinstalados junto ao balanço, no Centro Municipal Antonio Barroso Filho, no Bairro Cinquentenário. “Temos vídeos de dez, 12 crianças quebrando os brinquedos. Eles haviam sido inaugurados em 10 de dezembro. Ficou acordada essa providência nova com o secretário do Esporte e Lazer, Gabriel Citton. É uma pena, mas, no centro, tem uma zeladoria. Aqui, no parque, ninguém cuida. Trata-se de uma decisão difícil, mas é o melhor a ser feito”, observou.

Em seguida, o vereador aproveitou o espaço para cumprimentar Luis Atílio Rodrigues, colaborador terceirizado e responsável pela jardinagem do Legislativo caxiense. Enfatizou que o funcionário tem sido zeloso no cuidado da jardinagem e da fachada do prédio. Comunicou que fará um voto de congratulações, em homenagem a Luis.

No decorrer do seu pronunciamento, De Camillis afirmou ter procolado indicação pela revitalização da Praça Dante Marcucci (Bandeira). Reconheceu que, na semana passada, a Secretaria do Meio Ambiente fez a roçada do local. Elogiou melhorias recentes na Praça Dante Alighieri.

O parlamentar salientou, ainda, que, no final de março passado, apresentou ao prefeito Adiló Didomenico um levantamento do que observou na Rota do Sol (RSC-453). Relatou que, num percurso de 103 quilômetros, entre Caxias e Tainhas, desde o quilômetro 148 até o 251, pôde verificar ausência de acostamento, roçada, tachões, necessidade de pintura e de defensas metálicas, incluindo iluminação nos pontos de cruzamento, rótulas, nos retornos e recuos de pista. Disse que há placas danificadas e até com informações apagadas.

O vereador Edi Carlos Pereira de Souza/PSB parabenizou o colega pelo trabalho, em favor da conservação dos espaços da comunidade.

12/04/2023 - 19:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo