Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança intensifica mobilização por mais prevenção a crimes nas escolas

Uma reunião pública da tarde desta terça-feira buscou unir esforços entre autoridades e comunidade


Mobilização por mais prevenção a crimes, junto às escolas de Caxias do Sul, foi intensificada a partir de reunião da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social do Legislativo caxiense. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (11/04), no plenário da Casa, sob a condução do presidente do grupo parlamentar, vereador Alexandre Bortoluz/PP.

A discussão de hoje atendeu a pedidos de pais, após a tragédia do último dia 5 de abril, em Blumenau (SC), onde um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor e matou quatro crianças, segundo informações da Polícia Militar e do Corpo dos Bombeiros de Santa Catarina. As vítimas são três meninos e uma menina, com idade entre 5 e 7 anos.

O presidente da comissão anunciou que, nos últimos dias, apresentou dois projetos de lei (PLs). O PL 41/2023 busca instituir o Programa Segurança Compartilhada. O PL 40/2023 se volta a criar o Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de Ensino. A última matéria contou com as assinaturas de outros vereadores, em apoio à iniciativa do progressista. Ele também destacou o PL 38/2023, apresentado pelo vereador Adriano Bressan/PTB, tentando tornar obrigatória a instalação de portais de detecção de metais, nas escolas das redes pública e privada da cidade.

O vereador Maurício Scalco/NOVO sugeriu botão de pânico, dentro das escolas, cujo sinal, quando emitido, se reportaria à viatura policial mais próxima, a fim de, imediatamente, se deslocar ao educandário em emergência. A mesma medida foi defendida pelo vereador Sandro Fantinel/Sem Partido.

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, garantiu que todos os esforços têm sido tomados, entre os 351 policiais da corporação, para garantir a segurança. Anunciou que, na tarde de hoje, foi preso um jovem de 23 anos de idade, autor de postagens com ameaças.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa, salientou que, além de ações preventivas, 23 guardas se encontram em formação. De acordo com ele, em junho, o efetivo da Guarda Municipal alcançará 170 colaboradores.

Integrante da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina, Gislaine Silva reclamou que, há mais de dois anos, tem lutado por segurança, no colégio. “Não mandam zelador, falta professor, os alunos são encaminhados ao pátio. É inviável pôr um policial em cada porta de escola. De repente, deveríamos pleitear parceria com segurança privada. O nosso educandário ainda não possui o Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio (APPCI)”, lamentou.

Além do vereador-presidente Alexandre Bortoluz/PP, integram a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social os vereadores Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Sandro Fantinel/Sem Partido e Velocino Uez/PTB.

11/04/2023 - 19:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo