Voltar para a tela anterior.

Câmara quer informações sobre Amaesa e sua feira cultural

Questionamentos partiram do vereador Rafael Bueno/PDT e conta com assinaturas de mais oito parlamentares


Os vereadores caxienses querem obter informações referentes à Associação dos Amigos da Maesa (Amaesa) e à Feira Maesa Cultural, conforme requerimento (20/2023) aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira (06/04). As indagações partiram do vereador Rafael Bueno/PDT e vêm subscritas por mais oito parlamentares: Adriano Bressan/PTB, Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Diel/PDT, Maurício Scalco/NOVO, Ricardo Zanchin/NOVO e Velocino Uez/PTB.

Entre as perguntas citadas no documento: quantos sócios possui a Amaesa e se pagam alguma mensalidade; o valor cobrado para cada expositor e se é oferecido recibo do pagamento; quantos expositores são selecionados por feira e se existe lista de espera; e se a associação presta contas de cada evento para a sociedade caxiense, prefeitura, expositores ou associados, e onde esse relatório pode ser encontrado. Também indaga sobre a composição da diretoria da Amaesa, e se existem patrocinadores e apoiadores da Feira Maesa Cultural e os valores envolvidos.

“O que está ocorrendo é uma falta de transparência das feiras promovidas em locais públicos. Começo questionando sobre a Feira da Maesa porque ajudei a criar ela em meu gabinete e nunca vi uma prestação de contas até agora”, afirmou Bueno, mencionando que soube da cobrança de taxas para os expositores participarem.

Na opinião do pedetista, a prefeitura precisa intervir e mediar os procedimentos para evitar que pessoas se utilizem dos espaços de propriedade do município para atender a seus interesses. Bueno e os vereadores Lucas Diel/PDT (líder de governo), Adriano Bressan/PTB, Olmir Cadore/PSDB disseram que são apoiadores de artesãos e expositores, mas entendem necessárias regulamentação e adequada prestação de contas das feiras. Na mesma linha e reforçando a necessidade de mais transparência, se posicionaram os parlamentares Felipe Gremelmaier/MDB, Sandro Fantinel/Sem Partido, Fiuza, Scalco, Uez e Zanchin. Os legisladores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB e Clovis de Oliveira/PTB (Xuxa) ressaltaram a relevância das feiras também para a integração e como um lazer para as pessoas. Na visão da vereadora Estela Balardin/PT, há diferentes perfis de feiras e, em algumas, existe toda uma estrutura de divulgação e de shows que exige um valor para bancar esse custo.

A parlamentar Rose Frigeri/PT explicou que a bancada petista votou a favor do regime de urgência do requerimento porque entende que esse expediente não deve ser banalizado.

A respeito da Feira da Maesa, organizada pela Amaesa, Rose e Lucas Caregnato/PT observaram que, por ser uma associação, não há obrigatoriedade regimental de repassar as informações solicitadas pelo Legislativo. Entretanto, Rose acredita que serão prestadas, pois, segundo ela, a Amaesa é uma entidade formada pela União das Associações de Bairros (UAB), Câmara e prefeitura. Ela própria trouxe alguns dados divulgados pela Amaesa e noticiados, como o valor movimentado em oito edições da Feira Maesa Cultural, na ordem de R$ 1,2 milhão, sendo que cada feirante arrecadou, em média, R$ 400 por edição.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 20/2023

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Ausente

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente

JULIANO VALIM PSD Ausente

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL S/P Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

06/04/2023 - 16:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo