Voltar para a tela anterior.

Sapateiro Wilson Sachett será Cidadão Emérito

A matéria partiu do vereador Lucas Diel/PDT e a entrega do título está prevista para dia 19 deste mês, às 19h, no plenário


O sapateiro Wilson Luis Sachett, 86 anos, receberá o título de Cidadão Emérito da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A concessão da honraria foi aprovada pela unanimidade dos vereadores, na sessão desta quinta-feira (06/04). Esse tipo de distinção busca reconhecer os relevantes serviços prestados à comunidade caxiense. A solene de entrega da distinção a Sachett está prevista para dia 19 de abril, às 19h, no plenário do Legislativo.

O projeto de decreto legislativo (PDL) sobre o assunto é o nº 3/2023 e partiu do vereador Lucas Diel/PDT. Também assinam o documento os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Clovis de Oliveira/PTB (Xuxa), Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Gilfredo De Camillis/PSB, Juliano Valim/PSD, Olmir Cadore/PSDB e Velocino Uez/PTB.

“É um cidadão exemplar que exerce o ofício de sapateiro há cerca de 65 anos”, frisou Diel. O vereador Elisandro Fiuza lembrou que todas as pessoas possuem importância na sociedade. No caso de Sachett, o parlamentar Velocino Uez diz que conhece por ser seu vizinho e é merecedor do título por sua dedicação, principalmente, ao trabalho.

O PDL registra a trajetória de Wilson Luis Sachett, que nasceu na localidade de Santo Anselmo, bairro de Ana Rech, em Caxias do Sul, no dia 16 de abril de 1937. É filho de João Sachett e Catharina Todero Sachett, e começou a trabalhar cedo, com 11 anos de idade. Iniciou na fábrica de calçados da família. Estudava de manhã no Colégio Murialdo e, à tarde, aprendia o ofício de sapateiro com o pai e o tio.

Ao completar 18 anos, serviu ao quartel em Santa Maria. Retornando para Caxias, abriu uma sociedade chamada Irmãos Sachett, que durou sete anos. Fabricavam calçados, botas e sapatos.

Em 1963, decidiu abrir uma sapataria. Com o apoio do irmão Alcides, adquiriu o ponto onde o negócio está localizado há 60 anos, na Rua Pinheiro Machado. O começo não foi fácil, registram os autores, pois, além de trabalhar, dormia no local e fez isso por 14 anos. Na Época, os prédios eram de madeira, a Rua Pinheiro Machado não tinha calçamento, o viaduto da Júlio de Castilhos ainda não existia. Nessa sala, Wilson viu a cidade de Caxias do Sul crescer e se expandir.

Segundo os vereadores, graças à profissão, o sapateiro conquistou grandes amizades, conheceu inúmeras pessoas, políticos, fregueses de uma vida inteira e foi ali que encontrou a esposa Maria Elizabeth Dannenhauer Sachett, com quem é casado há quase 45 anos e teve dois filhos, Leandro e Lucas, e dois netos.

Wilson gosta de trabalhar, passear, ficar com a família e jogar futebol. Foi fundador do Esporte Clube Atlético União, de Ana Rech, atuou no Teatro Murialdo e tocou por cinco anos em uma banda. “É um exemplo de vida e orgulho para sua esposa, filhos e netos, por toda sua garra, seriedade, dedicação e, principalmente, pelo ser humano maravilhoso e sábio que inspira todos ao redor”, elogiam os legisladores.

DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 3/2023

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Ausente

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Ausente

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL S/P Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

 

 

06/04/2023 - 12:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo