Voltar para a tela anterior.

Presidente Dambrós lamenta a morte do bispo emérito Dom Paulo Moretto

Os vereadores emitiram um voto de pesar à família do religioso, que foi homenageado pela Câmara em 2011 em razão dos serviços prestados à comunidade caxiense


O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, parlamentar Zé Dambrós/PSB, lamentou a morte do bispo emérito Dom Nei Paulo Moretto, na manhã desta quinta-feira (06/04). Um voto de pesar coletivo foi acolhido pelo plenário e será remetido aos familiares de Moretto, aos quais os vereadores prestam solidariedade. Diante do falecimento, o Executivo decretou luto de três dias, permanecendo as bandeiras do município em meio mastro tanto na prefeitura quanto no Parlamento.

Conforme informações da Assessoria de Imprensa da Diocese, o velório se inicia às 12h30min, na Catedral Diocesana de Santa Teresa D´Ávila, em Caxias do Sul. Às 16h, ocorre a missa de despedida e, em seguida, o sepultamento, na própria Catedral.

O religioso foi homenageado pelo Legislativo caxiense em 2011 com o título de Cidadão Emérito em razão dos serviços prestados à comunidade caxiense. “Nosso coração está triste com a partida de pessoa tão ilustre e mestre espiritual de nossa cidade. Dom Paulo semeou uma história social de destaque e de muita solidariedade ao próximo. Deixa um legado que servirá de inspiração para as atuais e futuras gerações. Obrigada por tudo, nosso bispo”, declarou Dambrós, nesta manhã, durante a sessão ordinária.

Em 2011, quando recebeu o título de Cidadão Emérito, a partir de proposta aprovada por unanimidade e sugerida pelo então vereador Vinicius Ribeiro, Dom Paulo ressaltou seu amor pela cidade e se disse grato a todos que estiveram presentes em sua trajetória. À época, ensinou que, apesar de as pessoas viverem em um mundo consumista, “dá para ser feliz sem tantas coisas”.

 

Breve histórico de Dom Paulo

- Nascido no dia 25 de maio de 1936, filho de Isidoro Domingos Moretto e de Paulina Soldatelli Moretto, realizou seus estudos primários na Escola Henrique Emílio Meyer.

- Em 1947, aos 11 anos, ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde permaneceu até 1953. Após, licenciou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. E, em 2 de julho de 1961, foi ordenado presbítero por Dom Faustino Tissot, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

- De volta ao Brasil, Moretto atuou na Paróquia Sagrada Família, em Caxias do Sul e logo após iniciou seu ministério presbiteral como coadjutor na Paróquia de São Francisco de Paula, em 1962. Em 1972, foi eleito pelo papa Paulo VI o primeiro bispo da Diocese de Cruz Alta, tendo sido ordenado por Dom Umberto Mozzoni, naquela cidade, em 28 de janeiro de 1973, oportunidade em que escolheu a expressão "Tudo é Graça" como lema de sua vida episcopal. Três anos depois, Dom Paulo foi transferido para a Diocese de Caxias do Sul, como bispo coadjutor com direito à sucessão, tomando posse em 19 de março de 1976.

- Após uma trajetória de estudos ligados à religião, em 26 de maio de 1983, durante a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, tornou-se Bispo Diocesano de Caxias do Sul, função que exerceu durante 28 anos.

- O religioso atuou por mais de 20 anos como bispo da Diocese de Caxias do Sul, tendo se retirado da função aos 75 anos, com a bênção do Papa Bento XVI expressa em julho de 2011. Desde então, havia se tornado bispo emérito de Caxias do Sul.

 

06/04/2023 - 11:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo