Voltar para a tela anterior.

Balé na distinção ao Espaço Akácio Camargo

A homenagem da Câmara foi prestada nesta quarta-feira (05/04) ao profissional e sua equipe que levam arte clássica à região do bairro Planalto


Os 10 anos do espaço cultural Akácio Camargo e Projeto Impulso foram homenageados no Legislativo durante a sessão ordinária desta quarta-feira (05/04). A honraria, de autoria coletiva, idealizada pela vereadora Rose Frigeri/PT, foi concedida no Plenário Nadyr Rossetti. A condução dos trabalhos esteve a cargo do presidente do Legislativo, vereador Zé Dambrós/PSB.

O espaço cultural se localiza no bairro Planalto, Zona Leste do munícipio, e atende, de forma gratuita, crianças e adolescentes de três a 18 anos. O projeto oferece aulas de ballet clássico, dança contemporânea, hip hop, canto e acompanhamento pedagógico, possibilitando aos jovens manifestarem seus talentos e, assim, encontrarem meios de desenvolverem suas capacidades artísticas, cognitivas, motoras, melhorando a autoestima e o convívio social.

O objetivo é democratizar a dança de qualidade como forma de capacitação para o mercado de trabalho. O principal desejo da realização é que as crianças atendidas dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel na sociedade. Fundador do projeto, o coreógrafo e bailarino Akácio Camargo reforçou a necessidade de oferecer às crianças pleno acesso aos recursos culturais relevantes para a conquista de sua cidadania.

Proponente da honraria, vereadora Rose Frigeri/PT ocupou a tribuna para explicar a organização e a sua importância para o município. Ela abriu a manifestação ressaltando que a dança é uma das primeiras formas de expressão desde a antiguidade, por meio de linguagem gestual, sinais, expressões e ritmos. Destacou que a iniciativa possibilita aos jovens manifestarem seus talentos e encontrarem meios de desenvolverem capacidades artísticas, cognitivas, motoras, melhorando a autoestima e o convívio social. “Precisamos lembrar todos os dias que iniciativas como essa, assim como o esporte, o lazer e a cultura, ajudam os jovens a se enxergarem na sociedade como um todo”, finalizou.

Akácio Camargo apresentou uma linha do tempo do projeto social. A proposta de aulas de dança gratuitas para crianças começou na casa dos pais do coreógrafo. Segundo ele, no início, não tinha estrutura e nem noção de empreendedorismo. Nesse sentido, agradeceu o apoio dado na época pelas escolas de dança consolidadas de Caxias, que ajudaram o professor com a infraestrutura no início da carreira. Reforçou que a evolução da iniciativa foi uma conquista da comunidade do Bairro Planalto. Com a adesão da comunidade, surgiu a necessidade de mudar o local das aulas, passando a serem realizadas uma vez por semana no Salão da igreja Nossa Senhora de Aparecida. O impulso para a evolução aconteceu através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Atualmente, a sede do projeto se encontra na Avenida Marcopolo e tem uma estrutura necessária para acolher os jovens.

“Ocupar a tribuna foi um momento muito bom, sou muito grato a essa homenagem, pois nunca imaginava poder chegar nesse espaço nos 10 anos dessa trajetória. É um momento único para o projeto, um momento de reflexão para os próximos 10 anos e pensar como a gente pode atender cada vez mais crianças”, manifestou.

Por fim, a professora Érika de Oliveira realizou uma apresentação de Ballet Clássico, com uma peça do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski.

A cerimônia foi acompanhada pela secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, que representou o prefeito Adiló Didomenico/PSDB.

05/04/2023 - 13:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo