Voltar para a tela anterior.

Título de Cidadão Emérito ao sapateiro Wilson Sachett é apreciado

A matéria partiu do vereador Lucas Diel/PDT e retornará a plenário para votação final


O sapateiro Wilson Luis Sachett, 86 anos, poderá receber o título de Cidadão Emérito da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A concessão da honraria só depende da segunda discussão, pois a primeira ocorreu nesta terça-feira (04/04), quando a matéria foi inicialmente acolhida. Esse tipo de distinção busca reconhecer os relevantes serviços prestados à comunidade caxiense.

O projeto de decreto legislativo sobre o assunto é o nº 3/2023 e partiu do vereador Lucas Diel/PDT. Também assinam o documento os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Clovis de Oliveira/PTB (Xuxa), Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Gilfredo De Camillis/PSB, Juliano Valim/PSD, Olmir Cadore/PSDB e Velocino Uez/PTB.

O texto registra a trajetória de Wilson Luis Sachett, que nasceu na localidade de Santo Anselmo, bairro de Ana Rech, em Caxias do Sul, no dia 16 de abril de 1937. É filho de João Sachett e Catharina Todero Sachett, e começou a trabalhar cedo, com 11 anos de idade. Iniciou na fábrica de calçados da família. Estudava de manhã no Colégio Murialdo e, à tarde, aprendia o ofício de sapateiro com o pai e o tio.

Ao completar 18 anos, serviu ao quartel em Santa Maria. Retornando para Caxias, abriu uma sociedade chamada Irmãos Sachett, que durou sete anos. Fabricavam calçados, botas e sapatos.

Em 1963, decidiu abrir uma sapataria. Com o apoio do irmão Alcides, adquiriu o ponto onde o negócio está localizado há 60 anos, na Rua Pinheiro Machado. O começo não foi fácil, registram os autores, pois, além de trabalhar, dormia no local e fez isso por 14 anos. Na Época, os prédios eram de madeira, a Rua Pinheiro Machado não tinha calçamento, o viaduto da Júlio de Castilhos ainda não existia. Nessa sala, Wilson viu a cidade de Caxias do Sul crescer e se expandir.

Segundo os vereadores, graças à profissão, o sapateiro conquistou grandes amizades, conheceu inúmeras pessoas, políticos, fregueses de uma vida inteira e foi ali que encontrou a esposa Maria Elizabeth Dannenhauer Sachett, com quem é casado há quase 45 anos e teve dois filhos, Leandro e Lucas, e dois netos.

Wilson gosta de trabalhar, passear, ficar com a família e jogar futebol. Foi fundador do Esporte Clube Atlético União, de Ana Rech, atuou no Teatro Murialdo e tocou por cinco anos em uma banda. “É um exemplo de vida e orgulho para sua esposa, filhos e netos, por toda sua garra, seriedade, dedicação e, principalmente, pelo ser humano maravilhoso e sábio que inspira todos ao redor”, elogiam os legisladores.

 

04/04/2023 - 13:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo