Voltar para a tela anterior.

Reunião na Maesa encaminha demandas para o complexo

Cerca de 200 pessoas participaram do encontro na noite desta quarta-feira para ampliar o debate sobre a ocupação 


Uma reunião ocorrida na noite desta quarta-feira (29/03) no interior da Maesa debateu as possibilidades de ocupação do complexo de 53 mil metros quadrados tombado pelo Estado e cedido ao Município. O encontro, inédito, foi promovido pela Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, presidida pelo vereador Rafael Bueno/PDT e teve a participação de cerca de 200 pessoas. O prefeito Adiló Didomenico, que chegou mais ao final do encontro, devido a agendas já marcadas, e secretários municipais, como o de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista da Silva, e de Cultura, Cristina Calcagnotto, e a chefe de Gabinete, Grégora dos Passos, participaram do evento, assim como o deputado estadual Pepe Vargas/PT e um representante da deputada federal Denise Pessôa/PT. A reunião durou duas horas e meia.

Modelo

No início do encontro, o secretário Maurício explicou a proposta de ocupação, que deve chegar a 12 anos para a totalidade, a partir dos modelos avaliados pelo município. Mercado público, órgãos municipais, lojas, centro de arte e cultura e espaço de eventos estão sendo planejados, por exemplo. O modelo que está proposto é a concessão patrocinada pelo prazo de 30 anos e com investimentos de R$ 115 milhões. Ele comentou ainda que a população tem se manifestado na consulta pública que está aberta pelo município. Já foram recebidas 100 sugestões de 45 pessoas. O período de consulta se estende até 28 de abril, e as informações podem ser buscadas no site da prefeitura, no ícone da Maesa.

Comunidade

Dez pessoas se manifestaram durante três minutos cada durante a reunião trazendo ideias e propostas para a ocupação da Maesa. Entre as manifestações, estiveram sugestões de construção de um teatro municipal, acesso amplo para deficientes físicos, como a construção de uma quadra poliesportiva, valorização dos espaços para idosos, uma biblioteca e maior espaço para o mercado público, entre outras demandas. Também houve solicitação de um modelo de gestão pública para gerir os interesses do complexo.

Em nome dos parlamentares, que também se manifestaram, Bueno agradeceu à maciça presença da população e disse que as sugestões são muito bem-vindas e produtivas, sendo esse o momento de aprofundar as conversas com a comunidade.

"Foi um debate muito produtivo e que vai ser ampliado", destacou Bueno.

O prefeito se manifestou ao final da reunião e disse que as diretrizes do projeto estão sendo seguidas à risca. Conforme Adiló, a ideia é de que a construção do mercado público na Maesa seja uma realidade ainda em 2024.

Rua coberta

Rafael Bueno aproveitou para entregar ao prefeito Adiló a Indicação número 850/2023, feita por meio de seu gabinete nesta quarta-feira, sugerindo que seja construída uma rua coberta em frente à Maesa. O vereador lembrou que partiu dele, em 2015, a ideia de fechar a Plácido de Castro aos domingos para atividades artísticas, culturais e de lazer. Atualmente, a Feira Maesa Cultural, com cerca de 500 expositores, ocorre no terceiro domingo do mês na frente do complexo. Bueno solicita que, no contexto da ocupação do complexo, seja levada em conta a cobertura da Plácido de Castro em pelo menos 600 metros, o que seria fundamental para que se amplie o espaço público para uso constante para eventos, independente do tempo.

Ocupação

A proposta do município para ocupação da Maesa projeta um fluxo de cerca de um milhão de visitantes no terceiro ano de concessão do complexo. Essa é a data prevista para a conclusão da primeira fase do empreendimento, com mercado público, espaço de arte e cultura, um dos pátios internos e área das secretarias municipais. Atualmente, o projeto de ocupação da Maesa está na esfera de consulta pública. 

Frente

Além de Rafael Bueno e Felipe Gremelmaier/MDB, secretário da Frente Parlamentar, integram o grupo de trabalho os vereadores Adriano Bressan/PTB, Clóvis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT, Lucas Caregnato/PT, Lucas Diel/PDT, Marisol Santos/PSDB, Maurício Scalco/NOVO, Olmir Cadore/PSDB, Professor Zanchin/NOVO, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PTB. Também estiveram presentes os vereadores Edi Carlos/PSB, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Gilfredo de Camillis/PSB e o presidente do Legislativo, Zé Dambrós/PSB.

Texto: Jornalista Daniel Corrêa (MTE 12.672).

29/03/2023 - 22:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo