Voltar para a tela anterior.

Sociedade dos Surdos tem espaço na tribuna

Representante da entidade, Gustavo Perazzolo usou acordo de lideranças para apresentar algumas de suas demandas


A situação da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul foi pauta do acordo de líderes da sessão ordinária desta quinta-feira (23/03). O representante da entidade, Gustavo Perazzolo, ocupou a tribuna para pedir apoio dos vereadores e da comunidade. Ele se manifestou por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com tradução simultânea para o português feita por uma intérprete.

A associação que, há 37 anos, veem educando e socializando surdos tem passado por diversas dificuldades, explanou Gustavo. Segundo ele, a entidade não trata apenas pessoas com deficiência auditiva, mas com outras limitações, como surdos autistas e cegos, e precisa de uma estrutura acessível para toda a comunidade.

Outro ponto que, de acordo com o dirigente, expressa a necessidade de uma rede de apoio preparada é o papel de socialização, educação e encaminhamento que o grupo exerce. A demanda mais expressiva no momento seria a reforma do prédio que acolhe o grupo. Localizado na Rua Santos Dumont, no Bairro Exposição, a estrutura já sofreu cinco arrombamentos, deixando prejuízos. Além disso, Gustavo avalia que a parte física do espaço está comprometida. Ele apresentou fotos e vídeos de como ficam o edifício quando chove. As salas e os banheiros alagam, inviabilizando a ocupação do lugar.

O representante destacou que há mais de 50 bairros em Caxias e apenas um local de referência em atendimento para surdos. Por isso, entende ser necessário todo apoio possível.   “Eu gostaria que tocasse o coração de vocês e que se sentissem pertencentes também da sociedade, visitando o espaço, para entender a referência que é para a sociedade”, finalizou.   

23/03/2023 - 11:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo