Voltar para a tela anterior.

Diel alerta para a preservação de água no planeta

O vereador aproveitou para falar do tema nesta quarta-feira (22/03) por ser o Dia Mundial da Água e convidou para o Acqua Fest, evento que o Samae realizará neste final de semana


Um alerta sobre a necessidade de preservar a água chegou à tribuna do Parlamento caxiense pelo discurso do vereador Lucas Diel/PDT, nesta quarta-feira (22/03). O parlamentar e líder de governo aproveitou para falar do tema hoje (22/03) por ser o Dia Mundial da Água e convidou para o Acqua Fest, evento que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizará neste final de semana, no estacionamento da prefeitura e no Parque dos Macaquinhos.

O pedetista fez um histórico da criação da data voltada à conscientização da sociedade sobre o uso racional da água. Informou que o Dia Mundial da Água foi idealizado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992 e que o futuro da humanidade “depende da preservação da água e de seus ciclos”, a qual não possui uma distribuição igualitária sobre a terra. “Existem locais em que esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade, ocorrem grandes conflitos”, observa, acrescentando preocupação com a baixa qualidade do líquido em regiões onde a poluição se acentua e com a falta de estrutura básica para a lavagem das mãos em algumas partes do mundo.

De acordo com Diel, desde 2010, a Assembleia da ONU passou a considerar a água e o saneamento básico como direitos humanos. No caso de Caxias do Sul, destacou que o Samae é a autarquia responsável pelo abastecimento e pelo esgotamento sanitário da cidade. São seis estações de tratamento, abastecidas por seis bacias de captação. Já para o tratamento de esgoto existem 10 estações. O vereador prosseguiu listando mais estruturas, e reforçou que o cuidado para com a água não depende apenas do poder público. A população pode evitar desperdícios, não lavando calçadas com mangueiras e água jorrando, nem deixando a torneira aberta sem necessidade, exemplificou.

Os parlamentares Gladis Frizzo/MDB e Clovis de Oliveira/PTB (Xuxa) acrescentaram a responsabilidade dos cidadãos, no sentido de compreenderem que a água é uma “joia” valiosa e deve-se evitar jogar resíduos de forma irregular em áreas de captação.  O vereador Olmir Cadore/PSDB saudou Sebastião Correa por representar Caxias no evento de revitalização do Marco das Águas. Já o petebista Velocino Uez cumprimentou o município por estar estendendo o abastecimento de água potável e tratada no interior.

Quanto ao Acqua Fest, Diel detalhou como será a programação e convidou os caxienses a participarem. Nos dias 25 e 26 de março, das 11h às 18h, essa iniciativa terá o Parque dos Macaquinhos e o estacionamento da prefeitura como palcos, permitindo que a população possa se aventurar e se refrescar de forma gratuita.

A primeira edição do “Acqua Fest: água é vida” consiste em um final de semana de conscientização e diversão para comemorar o Dia Mundial da Água. O destaque do evento fica para o toboágua inflável gigante, com 150 metros de descida livre.

Conforme divulga o Samae em seu site, a idade mínima para andar no toboágua é de 10 anos. Para crianças menores de 10 anos, no pátio da prefeitura, haverá um toboágua infantil. Para funcionamento da estrutura, são necessários cerca de 12 mil litros de água que, ao término do evento, serão recolhidos para serem reutilizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) na limpeza da Praça Dante Alighieri e na rega de mudas. Para se divertir na atração, as pessoas podem contribuir com um quilo de alimento não perecível. As doações serão designadas ao Banco de Alimentos.

22/03/2023 - 13:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo