Voltar para a tela anterior.

Tatiane quer que campanha voltada às mulheres chegue às ruas

A vereadora e titular da Procuradoria Especial da Mulher, juntamente com demais parlamentares, lançou Nossas Vidas Importam – 2ª edição, nesta quarta-feira (08/03)


A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB deseja que a campanha Nossas Vidas Importam – 2ª edição, voltada a coibir a violência doméstica e lançada nesta quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, chegue às ruas de Caxias do Sul com orientações de cuidado e proteção às mulheres. A parlamentar também espera que a iniciativa estimule as pessoas a denunciarem (pelo fone 180, entre outros canais e contatos) casos de agressão ao público feminino.

Titular da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), a vereadora tucana recordou que o período forte da pandemia do coronavírus (2020-2021) foi de muitos registros de violência ao público feminino. Por isso, o retorno da campanha, cuja primeira edição foi lançada pela PEM em 2019.

“A retomada dessa campanha é importante para levarmos informações necessárias às mulheres. Existe um ciclo da violência que pode levar de cinco a 10 anos para elas declararem e efetuarem a denúncia”, informa Tatiane.

Entre os materiais desta 2ª edição, estão: cartilha “Por Elas” atualizada, novo vídeo da campanha tendo a bancada feminina como protagonista – nas cenas, vereadoras caxienses aparecem com expressões que impactam e transmitem a necessidade urgente de coibir a violência contra o público feminino –, e um marcador de página. A cartilha e o marcador serão distribuídos durante as atividades da PEM e o vídeo está disponível nas redes sociais da Câmara.

Conforme a parlamentar, o ditado de que “em briga de marido e mulher não se mete a colher” não poder ser aplicável. Ela orienta as pessoas a denunciarem caso testemunharem ou souberem que mulheres estejam sendo espancadas ou vítimas de outros tipos de violência, seja ela física, moral, psicológica ou sexual. “Quando a gente omite socorro a alguém, estamos sendo coniventes. Muitas mulheres poderiam não estar aqui, se não fosse a intervenção e o auxílio de alguém”, observa.

Tatiane também elogiou a rede de proteção à mulher, composta de várias entidades e órgãos públicos, pelo trabalho que desenvolve em Caxias do Sul. “É uma rede de referência. Representantes de outras regiões vêm a nosso município para verificar como ela funciona”, conta.

“Temos de avançar muito, como em ações para garantir vagas na Educação Infantil, mas precisamos olhar com carinho para o que foi feito até aqui. Este 8 de março é uma data comemorativa e de luta, de assegurar nossos direitos e de buscar novas conquistas”, compreende a vereadora.

A parlamentar Marisol Santos/PSDB ratificou as palavras de Tatiane e mencionou, principalmente, o impacto das cenas do vídeo da campanha no estímulo às denúncias de agressão. O material foi produzido e dirigido pelo assessor político e jornalista Douglas Barreto Oliveira, e editado e finalizado pela equipe da TV Câmara Caxias. Marisol ainda cumprimentou a Comunicação da Casa pelo auxílio na execução da campanha. “Este é um momento necessário e urgente de reflexão”, completou a vereadora.

Tatiane Frizzo acrescenta que a campanha se estende a empresas, entidades, escolas e órgãos públicos. Quem tiver interesse pode agendar uma visita ou palestra das parlamentares que integram a PEM por meio do fone (54) 3066-3865. Elas fazem uma explanação específica sobre o combate a todos os tipos de violência contra as mulheres.

Constituem a PEM todas as parlamentares da Bancada Feminina da Câmara Municipal: Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB, Roselaine Frigeri/PT e Tatiane Frizzo/PSDB.

 

08/03/2023 - 16:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo