Voltar para a tela anterior.

Equipe feminina do Juventude valoriza o esporte na tribuna

A capitã do time de futebol, Roberta Rosa, mais conhecida por Beta, destacou a busca por espaço e respeito às mulheres atletas


As integrantes da equipe feminina de futebol do Esporte Clube Juventude marcaram presença no plenário do Legislativo caxiense, nesta quarta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher. Na tribuna, quem se manifestou pelo grupo foi a capitã e zagueira Roberta Rosa (Beta), que, de imediato, destacou a necessidade de as mulheres serem enaltecidas não somente hoje, mas todos os dias, em razão das jornadas e responsabilidades que precisam assumir cotidianamente.

“Me chamo Roberta, sou mulher, sou casada, sou mãe e sou atleta. E, não menos importante, sou preta. Tenho 34 anos e minha trajetória no esporte começou aos 11 anos, dentro da escola pública, através de professoras de Educação Física que me influenciaram a seguir e acreditar no esporte, na modalidade. Isso mostra o quanto o esporte dentro das escolas é importante para a formação de atletas e de pessoas com caráter”, realçou a atleta.

A jogadora lembrou dos diversos times por onde passou, como Pelotas, São Paulo, Grêmio e, hoje, Juventude. No esporte, mundialmente, ela observa que as mulheres desempenham papéis importantes como dirigentes, jogadoras, técnicas, atuando na arbitragem, na imprensa ou como público, nos estádios.

Quanto ao futebol feminino, verifica que tem ganhado espaço, mas precisa avançar ainda mais:

“Somos muito talentosas e merecemos o mesmo direito e a mesma valorização que os homens têm nesse esporte. Nós, mulheres, queremos nos sentir figuras realmente pertencentes ao futebol. Mas, para que isso aconteça, os projetos precisam sair do papel, precisa existir mais investimento no futebol feminino e que seja levado mais a sério. Que não romantizamos este momento do 8 de março, pois nossas vozes precisam ser ouvidas diariamente”.

   A jogadora agradeceu a atenção de todos, saudou o público feminino e frisou que a luta é diária e que iniciativas precisam sair do papel para alavancar o futebol feminino no mundo inteiro.

Também utilizou a tribuna o diretor do Departamento Feminino do Clube e ex-vereador, Francisco Rech. O dirigente agradeceu ao parlamentar Ricardo Zanchin/NOVO pela abertura de espaço na Câmara e ressaltou a aposta do Juventude na retomada da equipe feminina de futebol. Disse que as entidades ligadas ao futebol estão incentivando os times e a previsão é de que, até 2027, tenha equipe feminina de futebol alcançando a série D.

 

08/03/2023 - 11:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo