Voltar para a tela anterior.

Plenário aprova utilidade pública para Fare Amicci

O projeto de lei é de autoria do vereador Rafael Bueno/PDT e segue para sanção do Executivo


Os vereadores caxiense acolheram, por unanimidade, nesta terça-feira (07/03), o projeto de lei 161/2022, que busca declarar de utilidade pública a Associação Cultural Fare Amicci. O texto é assinado pelo vereador Rafael Bueno/PDT e será remetido agora para sanção do Executivo.

Caso a declaração de utilidade pública for sancionada, entre outros benefícios, permitirá que a associação participe de projetos ou busque recursos de órgão públicos.

“Vocês representam a nossa cultura, a cultura italiana, as nossas tradições, o povo do interior”, frisou Rafael Bueno, direcionando-se a componentes do grupo que se encontravam na plateia e estendendo a saudação a todos os povos que ajudaram e ajudam a construir Caxias do Sul. O parlamentar mencionou alguns nomes que acompanham a evolução do grupo, como a fundadora Tereza Anna Andreola. Também agradeceu pela presença em plenário de Luana Lipreri, Nadil Lidoni, Diva Menegon e Cecília Oliveira.

No documento, o vereador apresenta um histórico da Associação Cultural Fare Amicci, de Caxias do Sul, a qual surgiu devido à necessidade de oferecer a oportunidade de acesso à expressão artística por meio das danças folclóricas italianas, sempre visando resgatar a cultura de seus antepassados, para crianças, jovens e adultos agricultores da comunidade de Santa Bárbara de Ana Rech e arredores.

Criado em 2001, o Grupo Fare Amicci realiza pesquisas nas danças, trajes e músicas folclóricas italianas, e vem se apresentando em eventos e festas levando a dança e a cultura italiana na cidade de Caxias do Sul e em outros municípios. O grupo procura fazer com que as crianças e os jovens se envolvam com a cultura e sigam o exemplo dos mais velhos, dando valor ao que os antepassados fizeram e ensinaram.

O Circuito de Danças Folclóricas Fare Amicci conta com 40 componentes, dos sete aos 70 anos de idade. No ano de 2022, a associação passou por uma reestruturação cultural com apoio da Folk Sereníssima, de Santa Catarina, deixando de ser um grupo de projeção folclórica para se tornar um grupo tipicamente folclórico italiano nos trajes e coreografias.

Dentre as atividades em que participou, constam: apresentações na Festa Nacional da Uva, Encanto de Natal de Ana Rech, Festa da Colheita, Festa do Agricultor de Fazenda Souza, Festiqueijo de Carlos Barbosa, Raduno de Garibaldi, Entrai de Nova Milano em Farroupilha, Festival Internacional de Nova Petrópolis, Encontro de Grupos de Feliz e Nova Petrópolis, entre outras atividades em escolas, entidades, casas de repouso e outras instituições.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE PROJETO DE LEI nº 161/2022

Vereador - Partido - Voto

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Sim

LUCAS DIEL PDT Sim

MARISOL SANTOS PSDB Sim

MAURÍCIO SCALCO NOVO Sim

OLMIR CADORE PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO ZANCHIN NOVO Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRO FANTINEL S/P Ausente

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PTB Sim

07/03/2023 - 11:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo