Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno defende respeito a migrantes

Parlamentar cumprimentou a Câmara pela nota oficial destacando que não concorda com pronunciamento de discriminação e preconceito em relação a moradores de outras regiões


O vereador Rafael Bueno/PDT defendeu o respeito à diversidade, principalmente a quem vem a Caxias do Sul em busca de trabalho, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (1º/03). O parlamentar também cumprimentou a Câmara pela nota oficial destacando que a Casa não concorda com pronunciamento de discriminação e preconceito em relação a moradores de outras regiões.

“Defendo uma sociedade em que não exista muros e, sim, pontes, onde todas as pessoas possam e devem ter respeito”, frisou Bueno, referindo-se ao convívio com pessoas de diferentes municípios, Estados e países que acabam escolhendo Caxias do Sul para viver.

Para exemplificar, mencionou a história de seu pai, Renee Bueno, que veio de Santana do Livramento para morar em território caxiense há cerca de 45 anos: “Veio para trabalhar e construiu muitas casas e prédios”.

No caso dos trabalhadores que chegam à cidade para colher uva ou outros hortifrutigranjeiros, Bueno, que é historiador e professor de Sociologia, observa que vêm para buscar sobrevivência e não enriquecer. Por isso, no entendimento do pedetista, não foi adequada a manifestação do vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA, na sessão ordinária de ontem (28/02), quando, entre outras menções, sugeriu a não contratação de trabalhadores baianos para a vindima. Pela repercussão nacional do pronunciamento, o pedetista teme que a imagem de Caxias e do Legislativo seja prejudicada. “Que bom que a Câmara fez uma nota dizendo que não concorda com isso porque Caxias não merece. O vereador Fantinel é uma boa pessoa, mas sua fala reverberou. Como estamos vivendo uma convulsão social, uma fala que parta da segunda maior cidade do Estado se cristaliza”, constata, sinalizando a relevância de deixar algumas opiniões apenas no pensamento. “Não sou ninguém para crucificar o vereador Fantinel, mas fez uma fala que não representa a minha fala e terá que responder por ela. Eu entendo que todos os trabalhadores merecem condições dignas”, acrescentou.

Tanto Bueno quanto o vereador Lucas Caregnato/PT disseram que a nota oficial da Câmara, emitida nesta manhã, deveria ter sido feita ainda ontem. No entendimento de Lucas, é preciso pedir desculpas ao povo baiano, da fronteira, do Nordeste, e a todos os povos que vêm a Caxias e ajudam a construí-la. “Não existe opinião pessoal quando se trata de racismo ou de crime”, pontuou o petista.

A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB salienta que a posição parlamentar é sempre de grande responsabilidade e que não podem ser toleradas manifestações que não representem a luta do Parlamento. Também do PSDB, parlamentar Olmir Cadore classificou como infeliz o posicionamento de Fantinel. O emedebista Felipe Gremelmaier considerou o momento triste e extremamente lamentável e que o posicionamento expresso pelo patriota não é de todos os parlamentares, não é o seu pensamento, e “não dá para ser assim” porque acaba sendo maculada a imagem de um Estado inteiro.

01/03/2023 - 13:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo