Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno denuncia negligências no atendimento médico na UPA Central

Vereador confirmou informações com gestores da unidade de saúde e pediu providências urgentes


O vereador Rafael Bueno/PDT se manifestou na sessão ordinária desta terça-feira (28/02) e denunciou supostas negligências cometidas por médicos que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central. Bueno recebeu as informações do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva, e confirmou em uma visita feita na UPA na sexta-feira (24/02) à direção da unidade e à chefia de enfermagem. Alexandre encaminhou as denúncias à promotora de Justiça Adriane Diesel Chesani.

O pedetista relatou diversas situações de descaso. Rafael visitou o local das 18h e 19h de quinta-feira (23/02), quando presenciou 43 pessoas fora da UPA esperando por atendimento. Os usuários contaram que estavam esperando há mais de cinco horas. Segundo Bueno, mesmo com tantos atendimentos em espera, três médicos estavam no dormitório e a recepção seguia vazia.  

"Em um contexto geral, médicos não estariam cumprindo sua jornada de trabalho, saindo antes ou, pior, ainda, negligenciando seu trabalho, estando no espaço que seria o dormitório. Infelizmente, as pessoas agonizam em Caxias do Sul por atendimento. Na verdade, elas clamam por atenção na saúde. E nós não podemos admitir que fiquem ao menos sem o básico", disparou Bueno.

Na reunião com a direção da UPA, o pedetista pediu mais seriedade e compromisso com o ser humano. Participaram do encontro a coordenadora de Enfermagem, Baltira Santos, o supervisor de Enfermagem,  Anderson Nunes, e diretora-geral da UPA Central, Ivete Borges. Os três confirmaram ao vereador que o atendimento estava realmente sendo reduzido e que medidas já teria sido tomadas em vários aspectos administrativos.

28/02/2023 - 15:31
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo