Voltar para a tela anterior.

Reunião pública da Câmara debate problemas da rede estadual e municipal de ensino

O encontro foi promovido pela Comissão de educação e tratou sobre os desafios do início do ano letivo em Caxias do Sul


A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer (CECTICDL) do Legislativo caxiense realizou, nesta sexta-feira (24/02), uma reunião pública com o objetivo de debater questões relativas ao início do ano letivo, em Caxias do Sul. Os principais temas debatidos no encontro foram a situação das escolas estaduais de Caxias, a dinâmica do transporte escolar no município e a necessidade de reorganizar as matriculas da rede de ensino.

O evento foi conduzido pelo presidente do grupo parlamentar, vereador Adriano Bressan/PTB, e contou com a presença da secretária da Educação, Sandra Negrini, da coordenadora da 4ª Cordenadora Regional da Educação (CRE), Viviane Devalle, além de Alvoni Prux dos Passos, presidente do Conselho Municipal de Educação, e Cléberson Babetski, diretor-geral da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade.

Sandra abriu o espaço de debate dissertando e explicando conceitos básicos que norteiam a atuação da secretaria. Ela apresentou o papel de cada setor da rede de ensino e quais órgãos são responsáveis por atender às demandas da comunidade. Sobre a questão do transporte escolar, a secretária elucida que o programa de transporte escolar gratuito é suplementar, conforme decreto municipal 17.046/2014. Têm direito ao serviço os estudantes que residem em zona rural a mais de 1 quilômetro da instituição que estão matriculados. Em zona urbana, é direito garantido se a escola da criança for a mais próxima de sua residência.

Outra pauta levantada pela secretária foram as ações imediatas da secretaria para desafogar os principais problemas da educação. Um exemplo dessas atitudes é a designação de alunos que são irmãos para a mesma escola, facilitando a adaptação das crianças e a logística diária para os país. Assim como, o credenciamento emergencial para crianças de 4 e 5 anos e a elaboração de novas turmas na rede estadual e municipal, para acolher a maior quantidade possível de famílias.

Em sequência aos debates, a coordenadora da 4° CRE, Viviane Devalle, contextualizou a coordenadoria dentro do processo educacional. A representante também detalhou o oferecimento das vagas e o investimento do plano Avançar da Secretaria Estadual da Educação. O projeto contempla o investimento na educação estadual, entre obras, tecnologia, capacitação e programas para melhorar a aprendizagem.

A respeito das escolas estaduais que necessitam urgentemente de reparos, Viviane explicou que a prioridade é para as escolas Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera e Colégio Estadual Imigrante. Outras instituições, que também precisam de ajuda, já foram beneficiadas com obras de restauração.

Alvoni Prux dos Passos, presidente do Conselho Municipal de Educação, aproveitou o espaço para salientar que o trabalho do órgão é acompanhar as matrículas e atendimentos, além de fazer todo alinhamento das necessidades da rede de ensino dentro da gestão.

Ainda sobre a questão do transporte, Cléberson Babetski, diretor-geral da Secretaria de Trânsito, reforçou as medidas que estão sendo tomadas com o retorno das aulas, como a fiscalização e acompanhamento no trânsito e o reforço na sinalização viária ao redor das escolas.

O presidente Adriano Bressan/PTB apresentou as demandas que recebeu pela sua assessoria para cada um dos representantes na mesa. Os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT, Rafael Bueno/PDT, Renato de Oliveira/PCdoB e Rose Frigeri/PT também aproveitaram o debate para apresentar as reivindicações de cada setor que representam. As questões apresentadas foram respondidas e medidas cabíveis para cada necessidade debatidas.

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal é composta pelos vereadores Adriano Bressan/PTB (Presidente), Lucas Cargenato/PT, Marisol Santos/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Ricardo Zanchin/NOVO.

24/02/2023 - 16:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo