Voltar para a tela anterior.
Tomando por base uma das pautas da 12ª Jornada da Viticultura, realizada na quarta-feira (15/06), em Monte Belo do Sul, o vereador Ari Dallegrave/PMDB, na sessão ordinária desta terça-feira (28), atentou para os problemas que podem ocorrer em função da importação de suco de uva concentrado a granel da Argentina. Segundo o peemedebista, se a liberação para essas importações for aprovada pelo governo federal, os viticultores da Serra Gaúcha poderão ter suas atividades comprometidas, já que a concorrência irá dificultar a comercialização dos produtos.
O parlamentar lembrou ser preciso valorizar e manter as pessoas que escolheram o Interior para viver e produzir, destacando que cerca de 20 mil famílias são beneficiadas pela produção de uva e derivados, além de 100 mil postos de trabalho gerados pela produção. Sugeriu pressão junto a lideranças, para que não sejam aprovadas as importações.
Em 29 de julho de 2010, a Câmara tinha aprovado moção de autoria de Dallegrave, em apoio ao compromisso dos ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, de atendimento à Lei nº 7.678/1988, para que o Brasil continue impedindo a entrada de sucos e vinhos oriundos da Argentina.
Na sessão, o vereador destacou, ainda, a implantação dos chamados dez pontos de cultura que Caxias recebeu esta semana. A rede resulta de convênio celebrado entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e o Ministério da Cultura.