Voltar para a tela anterior.

Titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde apresenta ações para 2023

Solange Sonda apontou durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23/02), que serão priorizados atendimentos pelo SUS nas áreas de oncologia e cardiologia   


Em espaço de acordo de lideranças da sessão ordinária desta quinta-feira (23/02), a Titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), Solange Sonda, apresentou aos vereadores as prioridades e ações que a 5ª CRS que serão desenvolvidas neste ano. De acordo com ela, a Coordenadoria é formada por 49 municípios que tem por objetivo, discutir e alinhar o planejamento de prioridades para os atendimentos do Sistema Único de Saúd (SUS) nos hospitais do nordeste gaúcho.    

Conforme Solange, a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, através do governo do Estado, não está medindo esforços para que o SUS não seja prejudicado e muito menos os atendimentos à população. Durante seu pronunciamento, ela recordou da parceria da Coordenadoria com o município de Caxias do Sul através da Secretária Municipal Daniele Meneguzzi. De acordo com a titular da 5ª CRS, em conversa com todos os municípios integrantes da Coordenadoria, se chegou a um consenso sobre três áreas encontradas e que hoje passuem dificuldades nos atendimentos pelo SUS.   

“As áreas que precisamos de atenção neste momento são a da oncologia, da cardiologia e da nefrologia. Entretanto, em decisão com os 49 municípios, nós decidimos que neste momento nós vamos priorizar a oncologia e a cardiologia. Não que as demais não sejam tão importantes mas optamos em resolver essas questões para depois avançarmos nas outras”, ponderou Solange.

A Coordenadora da 5ª CRS também salientou que é de conhecimento de todos os vereadores que o Hospital Geral de Caxias do Sul está sem uma equipe de oncologia a mais de um ano, o que prejudica os atendimentos pelo SUS. “Nós estamos cobrando muito do Hospital Geral. Que a direção diga quem será a nova equipe pois a gente entende que esses pacientes que estão na fila da oncologia, é de extrema importância que seja resolvido. Saliento também que o Tribunal de Justiça liberou 94 milhões para todos os serviços de oncologia. Então nós estamos aguardando esse ofício do Hospital Geral para que a gente consiga encaminhar todos os nossos pacientes”, completou a Coordenadora.

Por fim, Solange Sonda se colocou à disposição da Comissão de Saúde e todos os vereadores do Legislativo caxiense.  

23/02/2023 - 11:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo